Procon de Tubarão fez uma fiscalização em quatro postos e todos já tinham o produto com o novo percentual de etanol
A gasolina comum comercializada nos postos de Tubarão já segue o novo padrão nacional: a E32, combustível que contém 32% de etanol anidro em sua composição. A adequação foi constatada pelo Procon durante fiscalização realizada em quatro postos da cidade nesta quinta-feira.
Durante a ação, a equipe realizou testes para verificar o percentual de etanol presente na gasolina e aferiu as bombas de abastecimento. O procedimento avalia se o volume de combustível efetivamente entregue ao consumidor corresponde à quantidade indicada no equipamento.
Também foram verificadas as informações disponibilizadas pelos estabelecimentos, com o objetivo de garantir que o consumidor seja corretamente informado no momento do abastecimento.
Desde 1º de agosto, a gasolina C comum e a gasolina C comum aditivada comercializadas no Brasil passaram a ter 32% de etanol anidro, conforme estabelece a Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A medida tem caráter temporário, com duração inicial de 180 dias, e pode ser prorrogada por igual período.
Até então, o percentual obrigatório era de 30%, mistura conhecida como E30, em vigor desde agosto de 2025. Antes disso, a gasolina comum continha 27,5% de etanol, chamada de E27. A alteração não se aplica à gasolina premium, que permanece com 25% de etanol anidro.
“A regulamentação prevê um período de transição para a adaptação dos estoques existentes em distribuidoras e postos. Na Região Sul, os estabelecimentos têm até 30 dias para concluir a adequação. Mas os quatro postos fiscalizados em Tubarão já comercializavam gasolina dentro do novo padrão”, destaca o gerente do Procon, Murilo Goulart.