Expectativa é de produção de um quilômetro de asfalto por dia para a região
A Usina de Asfalto localizada em Pedras Grandes, que atenderá os municípios da região, deve entrar em operação até agosto. A previsão é do presidente do CIM/Amurel (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel), o prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior. Segundo ele, as obras, iniciadas em fevereiro, estão avançando dentro do cronograma, com conclusão prevista para o fim de julho.
“Já iniciamos o processo seletivo para a contratação da equipe que atuará na usina. Queremos deixar o processo aberto ao público, permitindo que os interessados se inscrevam e participem da seleção. Acreditamos que, em agosto, realizaremos os ajustes finais para dar início aos trabalhos de forma definitiva”, explicou Hélio.
De acordo com o presidente do consórcio, cerca de 80% dos municípios consorciados já apresentaram demanda para utilização da usina. Os critérios para acesso aos serviços ainda estão sendo definidos. “A expectativa é que a usina produza cerca de um quilômetro de asfalto por dia. Além disso, teremos à disposição a usina já existente em Pedras Grandes, que pertence ao município e cuja utilização foi cedida ao consórcio. Com isso, conseguiremos atender às necessidades dos municípios de maneira tranquila”, avaliou.
À disposição
Pedras Grandes já possui uma usina de asfalto em operação, com capacidade de produção de cerca de 30 toneladas diárias. O CIM/Amurel tem cessão de uso dessa estrutura. Com a nova usina do consórcio, essa capacidade será ampliada em mais 120 toneladas por dia. “Essa ampliação vai permitir um atendimento muito mais eficiente às demandas dos municípios consorciados”, destacou Hélio.
O investimento na atual etapa da construção da usina é de R$ 525.857. No total, somando máquinas e equipamentos que serão utilizados, o valor investido ultrapassa os R$ 11 milhões.