No dia em que Tubarão comemora 151 anos, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação, que tem sua trajetória entrelaçada com a história da cidade, não poderia deixar de prestar sua homenagem contando um pouco mais sobre o papel da instituição no seu desenvolvimento.
Falando desde a sua fundação, apoia e desenvolve iniciativas que fortalecem a comunidade local, formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho, que fazem da cidade um exemplo de empreendedorismo e cidadãos do mundo.
Desde a sua fundação em 1964 como Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Santa Catarina, a UniSul tem uma relação muito próxima da população de Tubarão. Apostando em parcerias e ações que beneficiem a comunidade diretamente, a instituição teve um papel importante na reconstrução da cidade após a enchente de 1974.
“Depois da enchente, Tubarão ficou devastada e a UniSul foi tão atingida quanto a cidade. Mas, logo nos primeiros dias, as dependências foram abrigo a uma centena de pessoas e também centro de atendimento à população. Creio que a presença da UniSul e seu reinício de atividades teve, sobretudo, o significado de confiança na recuperação da cidade, em um momento em que tudo parou”, lembra o professor Osvaldo Della Giustina, fundador da UniSul e o reitor da instituição na época.
Mais de quatro décadas depois da tragédia, Tubarão segue como uma das principais cidades do Sul do Estado de Santa Catarina. “É difícil até de acreditar em como Tubarão se desenvolveu, cresceu e se fortaleceu. Digo isso não somente por seus aspectos arquitetônicos, mas por tudo”, destaca o professor Della Giustina.
“A UniSul é filha da cidade de Tubarão, é um patrimônio coletivo construído para que os filhos pudessem permanecer estudando aqui e para desenvolver a nossa cidade e região. E assim aconteceu: todas as pessoas do nosso entorno são, hoje, impactadas, direta ou indiretamente, pela universidade. A cidade foi transformada pela presença da UniSul”, reforça o reitor Mauri Luiz Heerdt.