Domingo, 28 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Tubaronense é exemplo no combate à pandemia

04/03/2021 06:00

A transferência de pacientes catarinenses com covid-19 para leitos de UTI no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória, tem como articulador principal um tubaronense: o secretário de Estado de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior.


Com uma ocupação de 75% dos leitos de UTI covid pelo SUS, o tubaronense disse que o Estado nunca chegou a 90% de ocupação e que este é o resultado de um trabalho antecipado que começou a ser feito antes mesmo de a pandemia tomar forma.


“Quando, na China, começou a tomar a proporção que tomou e que seria inevitável a transmissão mundial, nos reunimos e começamos a planejar a construção de cada vez mais leitos. Mesmo nas fases mais complicadas, não chegamos a 90% da ocupação, todos pelo SUS, sistema que merece todos os méritos na questão de saúde pública”, ressalta.


“Estamos chegando a 900 leitos covid-19 de UTI e estamos fazendo mais, inclusive porque também precisamos atender a outras doenças. Com planejamento e antecipação, foi possível. Mas saliento que a pandemia e o caos na saúde não são uma questão de um Estado ou outro. É nacional. Precisamos todos nos unir para combater este problema que, repito, será histórico”, pontua.

 

Forte ligação com a cidade e Estado natal

Nésio Fernandes de Medeiros Júnior nasceu na Cidade Azul, morou até os dez anos em São Bonifácio (depois de São Martinho), mudou-se com a família para São José, onde morou até os 17 anos e, no ano 2000, voltou para Tubarão para estudar Fisioterapia na Unisul, onde permaneceu até 2006, quando foi cursar Medicina em Cuba.


Em 2012, já formado e com o diploma reconhecido no Brasil, Nésio foi trabalhar como médico sanitarista em Palmas (TO), onde foi, inclusive, secretário municipal de Saúde. Em 2019, foi convidado, após a participação na realização de um diagnóstico do sistema de saúde, a ser secretário de Estado de Saúde do Espírito Santo, cargo que ocupa e que o habilitou a tomar frente às transferências de pacientes para o Estado. Primeiro, foram os de Manaus, Rondônia e, agora, Santa Catarina.

“É gratificante poder ajudar meu Estado natal, mas ao mesmo tempo preocupante toda a situação que não apenas Santa Catarina, mas todo o país, vivencia. Nunca mais seremos os mesmos após tudo isso”.


Hoje, a mãe de Nésio, Luísa Cardoso de Medeiros, mora com ele em Vitória (ES). “Ela morou até 2019 em Capivari de Baixo, quando veio para cá”, conta. Ele é neto de José Luiz Cardoso, que foi vereador em Tubarão e presidiu a Câmara. Seu pai é de Jaguaruna, Nésio Fernandes de Medeiros – aposentando pela Epagri, e mora em São José.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR