Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Tsunami meteorológico e tornado deixam estragos

Laguna e Tubarão foram as cidades afetadas por fenômenos durante o fim de semana

13/11/2023 06:00

Um tsunami meteorológico arrastou mais de dez carros e assustou frequentadores da praia do Cardoso, em Laguna, na tarde de sábado. Segundo a Defesa Civil, que confirmou a ocorrência, o fenômeno é incomum e “de difícil previsão”.


Segundo relatos de frequentadores do local, a praia estava cheia de turistas e foi possível ver muitas pessoas correndo, além de ouvir gritos. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Havia dezenas de carros, alguns conseguiram sair rápido. Mas, aproximadamente, dez estragaram. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver dezenas de carros boiando e sendo arrastados.


Quando a maré baixou, pescadores e quem estava por perto correram para ajudar banhistas e outros frequentadores da praia. Muitos também perderam documentos e pertences pessoais.


Conforme lei municipal, é proibida “a entrada, a permanência e a circulação de veículos automotores” nas praias de Laguna, com exceção das praias do Sol, do Gi e Canto do Gi.


De acordo com a Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil, o tsunami meteorológico normalmente está atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso desta ocorrência. Vento, pressão atmosférica e ondas grandes. Esses três fatores combinados dão origem ao evento considerado raro. Causado por fatores meteorológicos, o tsunami meteorológico se difere do tsunami, que é provocado por abalo sísmico (terremoto) e normalmente tem poder destrutivo maior.


Defesa Civil confirma passagem de um tornado

O sábado foi marcado por altas temperaturas na região, chegando aos 37,8°C em Gravatal e 36,9°C, em Tubarão. No meio da tarde, o avanço de áreas de instabilidade a partir do Nordeste do Rio Grande do Sul, ao encontrar a atmosfera bastante aquecida na região, além da presença de sistemas de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera, favoreceram a intensificação dos temporais na região.


Os intensos temporais que avançaram pelo litoral Sul, especialmente nas áreas próximas ao mar, em forma de linha de instabilidade, provocaram, além de chuva forte acompanhada de raios, intensas rajadas de vento, com registro de 90,8 km/h em Tubarão, 75,3 km/h, em Imbituba, 74,9 km/h, em Laguna, e 67,6 km/h, em Jaguaruna.


Em Tubarão, na localidade de Bom Pastor, próximo ao presídio masculino, foram feitos registros de danos em estruturas com telhas metálicas retorcidas, além da queda de árvores e galhos.


Dados da estação meteorológica instalada na cidade, imagens do radar meteorológico e as fotos dos estragos, além de relatos da população, dão conta de que um tornado de curta duração possa ter ocorrido na região.


Também em Tubarão, a Defesa Civil do município atendeu diversas ocorrências, a maioria de destelhamentos de residências e galpões. O Centro de Inovação teve algumas janelas destruídas, estruturas metálicas entortaram e alguns vidros se quebraram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR