Terça-feira, 07 de julho de 2026
Fechar [x]

TJ confirma sentença contra vereador de Laguna

De acordo com a decisão, Roberto Alves vendeu 20 lotes que não lhe pertenciam

13/06/2019 06:00

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou sentença da comarca de Laguna que condenou o engenheiro e atual vereador da cidade, Roberto Carlos Alves, por estelionato. O crime teria sido praticado entre os anos de 2008 e 2012, ao comercializar terrenos em loteamento e que não lhe pertenciam.


Segundo o TJ, mais de 20 pessoas foram ludibriadas e algumas relataram em juízo que despenderam recursos poupados ao longo da vida, atrás do sonho da casa própria que nunca se concretizou. O réu comercializou cerca de 20 terrenos ao preço médio de R$ 30 mil. Parte dos compradores promoveu o pagamento à vista; outros, em parcelas.


Em comum, nenhum deles conseguiu até hoje as escrituras públicas ou mesmo o dinheiro de volta. Roberto, segundo o TJ, conta em sua defesa que tinha uma empresa que fechou permuta com os proprietários da área para, ao dotá-la de infraestrutura, implantar um loteamento habitacional.


Em troca, receberia determinado número de terrenos. Ocorre, segundo os autos, que a empresa não cumpriu sua parte e os donos da área rescindiram o contrato. Antes disso, contudo, o réu já vendia os lotes para terceiros como se fossem de sua propriedade.


A pena aplicada, de dois anos e seis meses de reclusão em regime aberto, substituída por duas medidas restritivas de direitos consistentes em prestação de serviços à comunidade pelo tempo da condenação e prestação pecuniária, foi mantida pela câmara, em decisão por maioria de votos. A decisão ainda cabe recurso.

 

O QUE DIZ A CÂMARA

Questionado se a decisão interfere no mandato de Roberto na Câmara de Vereadores de Laguna, o presidente do Poder Legislativo, Cleosmar Fernandes, explicou a situação. “Conversamos com o jurídico. Como cabe recurso, isso não muda a situação dele na Câmara”, disse Cleosmar.


Assim que a decisão foi divulgada pelo TJ, o DS entrou em contato com o vereador Roberto Carlos Alves por ligação e via mensagens no WhatsApp. Até o fechamento da edição, não conseguimos retorno do vereador. As perguntas feitas pelo WhatsApp foram sinalizadas como recebidas pelo edil, mas também não foram respondidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR