Monitoramento do isolamento social e uso de máscaras
A prefeitura de Tubarão está testando um sistema inédito para o monitoramento do distanciamento social e do uso de máscaras na cidade. O projeto em caráter piloto foi apresentado por duas empresas e usa câmeras disponíveis em locais diversos da cidade para fazer esse levantamento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, relata que inicialmente o projeto estava voltado para a mobilidade, uma vertical que também será explorada, porém as discussões levaram ao desenvolvimento de uma solução inovadora e totalmente adequada para o momento que a sociedade vive. “Parcerias como estas são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, todos os movimentos de integração entre setor produtivo e governo têm gerado muitos resultados, e este é um deles”, comentou.
A estrutura de câmeras foi disponibilizada pela empresa MonitorALL, que já atua na cidade com segurança privada por videomonitoramento. A Deconve, por sua vez, disponibiliza a solução que faz o processamento dos vídeos, e com o uso de inteligência artificial detecta as pessoas, mede o distanciamento social e identifica, de forma anônima, o uso ou não das máscaras de proteção.
A solução tem permitido identificar horários de maiores aglomerações, o que facilita o entendimento sobre o funcionamento ou não das ações de conscientização junto à população.
Nos testes realizados, foi utilizada uma câmera no calçadão que registra um fluxo diário de aproximadamente oito mil pessoas. Observou-se que em média 60% das pessoas respeitaram a recomendação de distanciamento social. Durante horários de pico, quando há uma maior aglomeração, observou-se uma menor preocupação da população. Em relação à utilização de máscaras de proteção respiratória, verificou-se que mais de 80% das pessoas estão seguindo a recomendação de utilização do acessório em local público. Estas informações são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores que estão à frente dos trabalhos de prevenção.
Iniciativa e apoio
Para as próximas etapas, está previsto o aumento da quantidade de locais monitorados. O acesso ao sistema será disponibilizado ao Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (Coems). “A aproximação com a iniciativa privada tem gerado bons resultados, temos animado diversos setores e o de tecnologia e inovação tem nos apoiado”, explica o prefeito Joares Ponticelli.