Conhecido como umas das ciências milenares mais antigas, o yoga se tornou, nos dias atuais, uma ligação entre o ser humano e seu aspecto material e espiritual. Professora do Espaço Criativo Yoga, em Tubarão, Santana Maria Alves,diz que a atividade faz a união do homem moderno com seu interior.
“Mesmo sendo muito antigo, o yoga atende as necessidades do mundo atual. Estamos na era tecnológica. A rapidez da comunicação tem deixado o homem muito isolado. Porém, a técnica traz união: seja consigo mesmo ou com as questões ao seu redor. É uma junção dos aspectos mental, físico e emocional”, destaca Santana.
A professora destaca que o maior objetivo do yoga é reconectar o homem com ele mesmo. “Que ele tenha consciência das suas limitações e também das suas potencialidades. Por isso, a prática traz bem-estar físico, mental e emocional. Isso acaba se traduzindo em saúde, harmonia e paz”, explica Santana.
Para quem deseja praticar o yoga, Santana diz que basta apenas ter vontade. “Pode ser feita por qualquer pessoa, independentemente da idade, religião ou classe social. É uma busca para todos que querem melhorar fisicamente, socialmente e emocionalmente”, destaca a professora.
Dentre as práticas abrangentes, segundo Santana, estão a melhora na postura e na respiração, que segundo ela é uma técnica que se leva para a vida, além de melhora na ansiedade, insônia e até mesmo síndrome do pânico. “Entre outras dificuldades encontradas no dia a dia”, fala a professora.
Os asanas, que são as posturas de yoga, fortalecem todos os músculos do corpo. Uma prática bem equilibrada inclui posturas que servem para aumentar a força e outras que proporcionam relaxamento.
Santana complementa que existem asanas nos quais é trabalhado especialmente com os braços e a parte superior do corpo. Outros, como posturas em pé, onde é feito um trabalho com as pernas. E outros, ainda, que trabalham mais com a região do abdômen. “Tudo para promover o bem-estar de quem pratica”, diz.
Yoga e sua trajetória
O yoga é um conjunto de exercícios físicos e de respiração. Seus ensinamentos fazem parte de religiões da Índia. Não se sabe exatamente quando surgiu, mas a versão mais aceita diz que nasceu há mais de 7.000 anos. Seu nome vem do sânscrito (um dos idiomas da Índia) e quer dizer “união”. Para a prática, os alunos usam o próprio corpo e um tapete que auxilia na execução dos movimentos.