Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Segundo foco do Aedes aegypti é localizado

13/04/2021 06:00

Cinco dias depois de encontrar o primeiro foco do Aedes aegypti, a equipe de endemias de Capivari de Baixo localizou o segundo foco do mosquito. Desta vez, as larvas foram localizadas no bairro Vila Flor, bem ao lado do trilho, na armadilha que estava em uma residência.


De imediato, um plano de varredura foi iniciado em um raio de 300 metros, desta vez com apoio das agentes comunitárias. A armadilha foi destruída e o material coletado em algumas casas enviado para análise.


Os secretários de Saúde, Kauê Angeramis Luciano, e de Obras, Adam Dutra Machado, estiveram no local para tentar viabilizar um projeto de drenagem de um córrego (de cerca de 30 metros), que na maior parte do tempo fica com água parada. “É importantíssimo este serviço, já que aqui é um potencial ponto de reprodução do mosquito”, resume Kauê. “Para que possamos executar esta drenagem será preciso unir os setores de Planejamento, Meio Ambiente, além da Saúde e Obras. Não é um trabalho complexo”, antecipa Adam.


O primeiro foco foi identificado na armadilha que ficava ao lado do prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na região central, no dia 7. Ao todo, são 84 armadilhas e 14 pontos estratégicos (ferros-velhos, borracharias e cemitérios) vistoriados de forma contínua pelas agentes Tatiana Farias e Deise de Aguiar Venâncio.


Este novo alerta em Capivari de Baixo já foi cadastrado no sistema da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) e as coletas positivadas encaminhadas à Gerência Regional de Saúde de Tubarão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR