08 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

São Ludgero recebe exposição Xokleng

Visitação gratuita segue até domingo, das 8h às 17h

10/09/2024 06:00|Por Redação

A Exposição itinerante “Povos Indígenas: registros dos Povos Xoklengs em Orleans e região sul catarinense” está em São Ludgero

A mostra está sendo exibida no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann e permanecerá no local para visitação gratuita até domingo, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

O acervo com peças dos Povos Xokleng pertence ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, e já esteve à disposição do público em Orleans, Cocal do Sul e, neste mês, em São Ludgero.

Depois, ela segue para Lauro Müller e então retorna ao Museu ao Ar Livre.

“O Museu possui fotos e objetos da produção material dos Xoklengs. Também possui os documentos da Colônia Grão-Pará, que descrevem confrontos entre os imigrantes europeus e os indígenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exposição foi elaborada a partir destes registros e pesquisas bibliográficas. Os indígenas habitavam a região sul catarinense muito tempo antes da chegada dos imigrantes e a exposição dá destaque a estes povos e sua cultura”, destaca a diretora do Museu e coordenadora-geral do projeto, Valdirene Böger Dorigon. 

Apoio   

Em São Ludgero, a exposição contou com a colaboração da diretora de Cultura de São Ludgero, Fernanda Tomaz. A exposição é resultado do projeto contemplado pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), por meio de sua mantida, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, e desenvolvida pelos seus colaboradores.

A proposta foi selecionada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) D+ SC/2023 e está sendo executada com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Quem são os Xoklengs

Os indígenas Xokleng, de Santa Catarina, foram duramente combatidos e quase dizimados por “bugreiros”, como eram conhecidos no Sul do Brasil, os milicianos contratados para atacar indígenas. Décadas depois, o caso dos Xokleng foi cerne de um dos julgamentos mais importantes da história recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu o futuro das demarcações de terras indígenas no Brasil. Os Xokleng perderam dois terços de seus membros no século passado. Posteriormente, essa população voltou a crescer e a etnia atualmente soma cerca de 2,3 mil integrantes.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR