Reivindicação histórica da categoria, a descompactação da tabela foi assinada nesta quinta-feira (7)
O governador Jorginho Mello sancionou nessa quinta-feira (7) o projeto de lei que prevê a descompactação da tabela dos professores. A iniciativa garante um aumento salarial a todos os professores efetivos do quadro de servidores da Educação.
Foi a primeira vez em 16 anos que o governo do Estado concretizou uma proposta deste tipo. A medida atende a uma demanda histórica dos profissionais da educação catarinense e inclusive foi uma das reivindicações da greve da categoria realizada em abril.
Com um investimento total de R$ 529,5 milhões, o objetivo é diferenciar os rendimentos dos professores de acordo com seu tempo de serviço público e qualificação profissional, promovendo uma valorização justa e necessária dos docentes, para desachatar a tabela da rede estadual de Educação.
Outro ponto central da medida é o compromisso do governo estadual de aplicar 100% dos recursos do Fundeb no pagamento dos professores, garantindo que essas verbas destinadas à educação sejam totalmente direcionadas à valorização profissional.
“É a realização de um pedido feito há muito tempo pelos professores e hoje podemos proporcionar essa grande alegria à nossa classe”, comemora o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.