Fundador da Fessc, que mais tarde se transformou em UniSul, tinha 88 anos
O educador, político e escritor Osvaldo Della Giustina, de 88 anos, morreu na última sexta-feira em Brasília, onde morava. A cerimônia de despedida foi no sábado, também no Distrito Federal, onde o corpo foi cremado. Ele enfrentava problemas de saúde há alguns meses, com quadro de enfisema pulmonar que se agravou, além de complicações renais.
A prefeitura de Tubarão decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do fundador da então Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (Fessc), que mais tarde se tornou a UniSul. “Osvaldo Della Giustina deixa um legado inestimável para a educação e a comunidade acadêmica. O prefeito, Estêner Soratto, e o vice-prefeito, Denis Matiola, manifestaram profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tristeza”, segundo a nota oficial.
Osvaldo Della Giustina foi um dos nomes mais influentes na educação brasileira. Natural de Orleans, deixou um legado significativo não apenas na educação superior, mas também na política e cultura do país.
O reitor da UniSul, Mauri Heerdt, lamentou a morte do companheiro de trabalho e amigo nas redes sociais. “Nos despedimos deste grande ser humano: o nosso querido professor Osvaldo Della Giustina. Tive o privilégio de estar muitas vezes com ele: toda vez era aquela aula com sabedoria e amorosidade”, disse.
Legado
“A sociedade de Tubarão e região devem muito a ele: como morador, jornalista, político, líder, escritor, professor fundador da UniSul. Aqui ele acolheu em sua casa dezenas de desabrigados da enchente de 1974 e, ao mesmo tempo, foi o responsável por políticas públicas que mudaram a história da região”, continua o reitor.
“Li, estudei, assisti, ouvi muitas lições do nosso professor Osvaldo, até há poucas semanas. Vá em paz, querido professor Osvaldo, sua missão foi cumprida com excelência e seu legado será eterno”, conclui.
Natural de Orleans e legado por todo o Brasil
Nascido em 21 de julho de 1936, em Orleans, Osvaldo Della Giustina iniciou sua trajetória acadêmica com a formação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Viamão (RS), em 1959. No ano seguinte, obteve a licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Em 1964, fundou Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (Fessc), que mais tarde se transformou na UniSul, instituição que se consolidaria como um dos pilares da educação no estado, inicialmente sob a denominação de Faculdade de Ciências Econômicas.
Além de seu trabalho no ensino, Della Giustina teve uma carreira política ativa, destacando-se como deputado estadual de Santa Catarina entre 1963 e 1967 pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Em sua trajetória, também exerceu funções importantes em Brasília, incluindo o cargo de secretário adjunto de Imprensa da Presidência da República e chefe de gabinete em diversos ministérios.
Autor de 15 livros e membro da Academia Catarinense de Letras desde 1984, Osvaldo Della Giustina também se destacou como pensador e intelectual. Entre suas obras mais conhecidas estão “Educação e Capacitação para o Trabalho” e “A Revolução do Terceiro Milênio”.
Recebeu diversas honrarias ao longo da vida, incluindo o título de Doutor Honoris Causa pela UniSul e a comenda da Ordem do Rio Branco, concedida pela Presidência da República.
Consultoria
Após sua aposentadoria como professor, Della Giustina se dedicou à consultoria para universidades e à realização de palestras no Brasil e no exterior, sempre compartilhando sua vasta experiência e conhecimento.
Seu legado permanece vivo, não apenas nas instituições que fundou, mas também nas contribuições significativas que fez para a educação e cultura brasileiras.