18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

Região elege 26 mulheres para o Legislativo

O município de São Martinho foi quem registrou o maior número de representantes do sexo feminino eleitas

10/10/2024 06:00|Por Redação

Enquanto eleitores de 31 cidades catarinenses escolheram não eleger mulheres para cargos de prefeita, vice ou vereadora no último domingo, data das eleições de 2024, 14 das 18 cidades da Amurel terão mulheres nas câmaras a partir do ano que vem, além de duas prefeitas e três vice-prefeitas, segundo os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O município de São Martinho foi quem registrou o maior número de representantes do sexo feminino eleitas: são quatro vereadoras e a prefeita, Anelise Wiemes. Em Santa Rosa de Lima, também será uma mulher, Siuzete Vandresen Baumann, que estará à frente do Executivo pelos próximos quatro anos. 

Em Capivari de Baixo, foram três mulheres eleitas para a Câmara, sendo uma delas a mais votada entre todos os vereadores eleitos, Cariny Figueiredo. Além disso, o município também terá uma mulher no posto de vice-prefeita, Samira Porto. 

Também são mulheres as vice-prefeitas eleitas de Imbituba e Pescaria Brava, Madalena Nunes e Janaina Felipe Lemos Botega, respectivamente. Já para a Câmara de Vereadores de Imbituba nenhuma mulher foi eleita, e duas foram eleitas para a Câmara de Pescaria Brava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Armazém (1), Braço do Norte (2), Grão-Pará (3), Imaruí (1), Laguna (1), Pedras Grandes (1), Rio Fortuna (3), São Ludgero (3) e Tubarão (1) foram os outros municípios que terão mulheres representadas na Câmara de Vereadores. 

Gravatal, Imbituba, Sangão e Treze de Maio estão entre as 31 cidades do Estado que não elegeram mulheres. 

Números   

Conforme os dados do TSE, 35 cidades não elegeram nenhuma prefeita ou vereadora. Deste número, 31 cidades não elegeram nem mulheres como vice-prefeitas. No entanto, conforme o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), o número de cidades que não elegeram vereadoras caiu de 44, em 2020, para 31 em 2024.

A estatística faz parte de um contexto onde os partidos são obrigados pela lei eleitoral a ter ao menos 30% das candidaturas femininas. Em 2024, 6.486 mulheres pleitearam um cargo como vereadora em meio a 17.931 candidaturas, uma representatividade de 36,17% no pleito.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR