A hérnia é um problema de saúde que precisa de atenção especializada. Foi o que ocorreu recentemente em um paciente de 56 anos, do Complexo Médico Provida, em Tubarão, que, após avaliações e exames, passou por uma cirurgia inédita no centro cirúrgico.
“A técnica de videolaparoscopia que usamos de forma inédita no complexo para tratamento de uma hérnia inguinal é um procedimento em que são realizadas pequenas incisões na cavidade abdominal e a colocação de uma tela cirúrgica para reforçar a parede abdominal. As vantagens da técnica por vídeo vão desde ser menos invasiva, causar menos dores, oportunizar ao paciente retorno mais rapidamente às suas atividades, até possibilitar alta médica no mesmo dia da cirurgia, entre outros benefícios”, explica o diretor e médico Jaime César Gelosa Souza.
Ele destaca que essa cirurgia foi realizada porque não há tratamento medicamentoso para a ocorrência de hérnias, somente cirúrgico, que pode ser realizado por duas técnicas: aberta (convencional) e a laparoscópica (por vídeo).
“Para nós, cirurgiões do complexo, é uma honra fazer esse procedimento minimamente invasivo, visto que o paciente tem uma qualidade pós-operatória muito interessante, que impacta positivamente na vida dele. Contribuindo assim para que ele possa se recuperar em casa, com os familiares, no conforto do seu lar”, ressalta.
A videolaparoscopia foi realizada pelos cirurgiões Jaime César Gelosa Souza, Darlan Kestering e Ricardo Reis e pelos anestesiologistas André Nora e Alexandre Garcia Feldens.