A construção do deck nos fundos do antigo casario da beira-rio, na rua Lauro Müller, que irá conectar as praças Centenário e Orlando Francalacci, em Tubarão, pode começar a sair do papel no segundo semestre deste ano.
O secretário de Urbanismo da prefeitura, Edson da Silva Júnior, apresentou esta semana o projeto final à CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e agora a obra depende da liberação da verba, disponibilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Felipe Estevão, para então ser lançada a licitação.
De acordo com Edson, a emenda é no valor de R$ 1,5 milhão e, assim que for liberada pelo governo do Estado - o que se espera acontecer ainda este mês -, será dado início ao processo de licitação, que deve durar em torno de 90 dias até o conhecimento da empresa vencedora. “Finalizada a licitação, daremos início às obras imediatamente, e em seis meses ela deve ficar pronta para ser entregue à população”, pontua.
O secretário reforça a importância deste deck, tanto para o comércio quanto para a própria cidade, que ganhará um espaço bonito, bem planejado e organizado, se transformando, inclusive, em ponto turístico. “Toda a limpeza da área está sendo feita pela prefeitura, através da Funat (Fundação Municipal de Meio Ambiente). A secretaria de Urbanismo está com todo o projeto pronto para ser executado. O deck terá 121 metros de comprimento com seis de largura, todo em madeira”, descreve.
CDL entrega três reivindicações
Investimentos importantes para Tubarão e ações que impactam diretamente na economia do município e da região foram discutidos pela diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas com o deputado Volnei Weber.
O parlamentar recebeu um ofício com três reivindicações: prorrogação do início de obrigatoriedade no envio dos arquivos ou extinção do Bloco X; construção de portais de entrada e saída e melhoria nas placas indicativas de acesso ao município; elaboração e execução do projeto que prevê fiação subterrânea da avenida Marcolino Martins Cabral.
O Bloco X consiste no envio de arquivos obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) para a base de dados da Secretaria de Estado da Fazenda. Os arquivos devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e mensalmente para acompanhamento do estoque.
“A CDL tem se aproximado muito dos representantes da Amurel e tem recebido da mesma forma representantes de outras regiões”, destaca o secretário executivo da CDL, Felipe Nascimento.