Santa Catarina ficou à frente de estados como São Paulo (+4%), Rio de Janeiro (+3,5%) e Paraná (+3,2%)
A produção industrial de Santa Catarina cresceu 3,3% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, consolidando os números positivos do setor neste ano de 2024.
A alta catarinense ficou, portanto, acima da média nacional, que em agosto registrou elevação de 2,2% na mesma comparação. A divulgação dos dados ocorreu pelo IBGE.
O crescimento catarinense de 3,3% em agosto foi puxado por setores como confecção de artigos do vestuário e acessórios (+14,9%), fabricação de produtos de madeira (+11,3%) e fabricação de máquinas e equipamentos (+7,2%). Já segmentos como fabricação de produtos alimentícios (-0,6%) e fabricação de móveis (-1,7%), por exemplo, oscilaram negativamente.
Em 2024, a produção industrial catarinense acumula alta de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta é mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 3%, e só fica atrás do Ceará, líder com elevação de 8,9%.
Santa Catarina ficou à frente de estados como São Paulo (+4%), Rio de Janeiro (+3,5%) e Paraná (+3,2%). Os números positivos têm provocado otimismo no setor.
Segundo pesquisa da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), o empresário industrial de Santa Catarina está mais confiante com a economia e com os negócios. Assim, está mais disposto a investir e contratar.