O amigo, o pai, o marido da Fran, nesta árdua e longa caminhada venceu uma competição, posso afirmar, a batalha mais importante da sua vida. O menino nascido em Santa Cecília, no Planalto Serrano catarinense, não tinha um futuro definido, mas com força, garra e determinação, e sem precisar provar nada para ninguém, concluiu a graduação no ensino superior. Segue meu carinho e admiração por ti, meu amigo Marcos Antônio Guimarães, ou Pakito. Siga adiante, com apoio incondicional do sogro Tuca, sogra Glorinha, dos filhos Maria Valentina e Pedro Antônio, e da esposa Francine.
Sim, eu terei o CREF
Eu sei o quanto é desafiadora a mudança de mentalidade para um atleta de qualquer modalidade ter que deixar de competir e buscar a qualificação no ensino superior. Quem conhece a história deste cara, eu sou um dos poucos que sei, merece não só um destaque na coluna, mas ser matéria de capa em revista especializada. A sua apresentação do TCC, no curso de Educação Física da UniSul, coloca Marcos Antônio Guimarães apto para trabalhar com tranquilidade à beira da quadra em qualquer função que desejar, pois terá o tão almejado registro profissional.
Trajetória de sucesso
Sai o professor Marcos Antônio Guimarães, entra o atleta Pakito, que por duas décadas atuou no futsal catarinense e paranaense, até se aposentar na ADFT em 2021, sendo o maior artilheiro da história do clube, e, no ano do título em 2018, artilheiro do estadual, marca até então não superada. Em sua trajetória, destacamos clubes em sua carreira: o Jaraguá, São Miguel do Iguaçu (PR), Capivari Futsal e Lages. Nos últimos dois anos, e pelo visto não terá o terceiro, promoveu, na essência, o que uma categoria de base precisa.
Jamais desanimeis
Nomes como: Diogo (Campo Mourão/PR), Arthur e Gavilan (ACF/Criciúma) despontaram aqui e, sem valorização, estão indo para atuar em outros clubes, dando sequência na carreira. Não entro no mérito da decisão do clube; Pelo que conheço deste meu amigo, deu o seu melhor, tanto dentro e ainda mais à beira da quadra. A frase dita por Madre Paulina se encaixa muito no perfil de Pakito: “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários.”