Em um encontro com autoridades locais, o secretário Nacional da Agricultura e da Pesca, Jorge Seif Júnior, diz que a prioridade é colocar o porto de Laguna em movimentação. A atual situação do local foi colocada em pauta após uma carta aberta ser enviada apontando todas as relevâncias e projetos para a pescaria no município.
Para o secretário, é inaceitável que o setor pesqueiro não seja prioridade. “A secretaria da Pesca, desde que deixou de ser ministério, perdeu consideravelmente os recursos que antes tínhamos para ajudar todos os centros pesqueiros do Brasil. Com isso, estamos nos esforçando ao máximo para que seja viável ajudar a todos”, esclarece o secretário.
Ele também reforçou a importância da pesca esportiva como um atrativo turístico para a cidade, além de implementar uma alimentação à base de peixe nas escolas municipais, ações essenciais para fomentar o setor e movimentar a economia. “O objetivo da nossa secretaria é tornar o Brasil um país líder em exportação pesqueira, e tenho certeza de que o Estado de Santa Catarina e o município de Laguna serão fundamentais para conseguirmos alcançar esta meta”, diz Jorge.
Conforme o prefeito de Laguna, Samir Ahmad, a cidade tem um dos melhores portos do país, o qual precisa ser melhor abastecido. “Laguna precisa começar a desenvolver cada vez mais este setor tão importante para a economia do município, e tenho certeza de que a partir de hoje será um novo começo para todos os trabalhadores da pesca”, diz o prefeito.
A iniciativa da discussão sobre o porto foi promovida pela vice-presidente da Câmara de Vereadores, Deise Cardoso. A carta, discursada pela vereadora, abrange desde a importância da pesca artesanal até as necessidades de uma ação para valorizar o microempreendedorismo pesqueiro.