Abner Nascimento/Ds Uma carga de pás eólicas destinadas a Capivari de Baixo foi desembarcada no Porto de Imbituba. Foram duas pás, cada uma com 72 metros de comprimento e pesando 22,5 toneladas. Os equipamentos foram fabricados no Ceará e chegaram ao porto no navio Bartolomeu Dias, integrante da frota de cabotagem do armador Aliança.
A carga gigante pertence à catarinense Weg e seguirá esta semana, por via rodoviária, em direção à Capivari de Baixo, onde será instalada. Em junho do ano passado, o porto já recebeu três pás de aproximadamente 67 metros de comprimento e cinco partes de torre da turbina eólica.
As pás eólicas são parte de aerogeradores de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a Engie Brasil e a Celesc, desenvolvido pela Weg. Uma terceira pá, do mesmo projeto, está prevista para ser descarregada em Imbituba na próxima semana.
A operação portuária foi realizada pela Santos Brasil, arrendatária dos Terminais de Contêineres e Carga Geral do Porto de Imbituba.
“Essas operações têm uma representatividade importante para o porto, pela demonstração da capacidade técnica de recebimento e embarque de grandes volumes, com agilidade e segurança, pela flexibilidade em movimentar diferentes cargas e enquanto polo mediador logístico de grandes investimentos para o desenvolvimento regional”, destaca o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, administradora do Porto, Fábio Riera.