O início da colheita de soja no Brasil está animando as perspectivas de movimentação do grão agrícola no porto de Imbituba para os próximos meses. A operadora portuária Granéis Imbituba confirmou esta semana o agendamento de, pelo menos, seis embarques do granel no período entre este mês e maio, o que traz otimismo.
A carga já está chegando por transporte rodoviário e sendo estocada nos armazéns da Fertisanta e Serra Morena, que formam a joint venture Granéis Imbituba. Juntas, as operadoras têm capacidade de armazenagem estática de cerca de 220 mil toneladas. O produto vem da região Centro-Oeste.
Conforme o sócio-diretor da Granéis, José Roberto Martins, o início tardio da colheita acaba por pressionar o escoamento pelos portos brasileiros e, como há capacidade de envio da carga por Imbituba, o mercado busca essas soluções, oportunizando novos contratos. “Fizemos cerca de 1,4 milhão de toneladas de milho e soja em Imbituba no último ano, e nossa expectativa é ultrapassar essa marca em 2021”, destaca Martins.
Os navios previstos para os próximos meses são da classe Panamax e devem carregar, em média, 66 mil toneladas cada, com destino à China.
Os granéis agrícolas têm uma importante participação no desempenho do porto. Em 2020, apenas a soja e o milho representaram aproximadamente 24% de toda a movimentação. Para o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Fábio Riera, a previsão de safra recorde reforça a potencialidade e a contribuição do porto como solução logística para a cadeia de suprimentos.