Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Fechar [x]

População não deve se preocupar em escolher imunizante, diz médica

15/06/2021 06:00

A busca por vacinas e a adoção de estratégias para acelerar o cronograma de imunização no Estado têm sido uma luta incansável. Desde então, especialistas têm reforçado a importância da vacinação.


A médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), Lígia Gryninger, alerta que a vacina, junto às medidas de precaução, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social, é o único meio de controlar a doença, e que, por isso, as pessoas não podem deixar de se vacinar. A médica reforça ainda que todas as opções disponíveis são autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, na corrida contra o vírus, a população não deve se preocupar em escolher qual vacina tomar.


“O tempo de pesquisa até se descobrir uma vacina fez com que o vírus abrisse uma longa vantagem. O que a população precisa entender é que agora a vacina está aí e a gente não pode deixar de abraçar essa oportunidade. Escolher vacina, no entanto, não é o caminho para controlarmos a covid-19. O que a gente precisa nesse momento é do maior número de pessoas vacinadas e o quanto antes’’, avalia.


A infectologista explica que as vacinas têm o objetivo de evitar internações e óbitos, ou seja, os quadros mais graves da doença, e que todas cumprem este propósito. Para a médica, tomar a vacina é uma atitude de responsabilidade, cuidado consigo e com o outro. “As vacinas trazem benefícios individuais e coletivos. Se eu tomei uma e o outro tomou uma diferente da minha, tenha certeza que os dois estarão protegendo um ao outro. Isso é o fundamental para vencermos a pandemia”, diz a médica.


Meta é vacinar todos os adultos até outubro

Em Santa Catarina, a meta é que até o fim de outubro toda a população adulta tenha recebido ao menos a primeira dose. “Precisamos da participação de todos para cumprirmos essa meta. A vacina e os cuidados com os protocolos sanitários são fundamentais para protegermos a nossa população, principalmente porque o inverno pode agravar a situação da covid-19 no Estado’’, alerta o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR