Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Obras da região terão atenção da governadora

23/04/2021 06:00

O desassoreamento do canal da Barra de Laguna está  inserida na pauta da próxima visita a Brasília da governadora interina Daniela Reinehr, na semana que vem, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, em conjunto com a Secretaria de Articulação Nacional.  


Além disso, o Terminal Pesqueiro e outras obras de infraestrutura também devem ser incluídos no Plano Nacional de Logística.


As afirmações são da própria governadora, em visita à região (Laguna e Jaguaruna) nessa quinta-feira. “Nossa meta é fazer parte desse plano e vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, reforçou.


Na visita, o prefeito de Laguna, Samir Ahmad, solicitou que o governo estadual encaminhe até a próxima terça-feira um ofício que autorize a realização dos estudos do projeto de retirada de pedras e rochas submersas, que impedem a plena navegação e o desassoreamento do canal da Barra de Laguna, automaticamente, incluindo o município no Programa de Parcerias de Investimentos.


Samir destaca a importância da agilidade do pedido: “Do jeito que está, não dá mais, em 1948 aportavam navios aqui em Laguna, hoje um barco com mais de 50 ou 60 toneladas já tem muitas dificuldades de aportar”. Ele ainda pontuou sobre a possível privatização do Terminal Pesqueiro, em virtude da confirmação da extinção SCPar.


“É um perigo invisível para as embarcações, dificultando a manobra de acesso ao canal. Essa é uma obra de impacto global que vai influenciar no fluxo das águas. Depois de pronta, irá facilitar a manutenção da profundidade do complexo lagunar”, relata Fernando Vechi, diretor do terminal, durante a explicação dos problemas históricos que envolvem a estrutura de acesso ao canal da Barra de Laguna.

 

Necessidade de desassoreamento é constatada

A necessidade de desassoreamento do canal da Barra do Camacho, em Jaguaruna, foi constatada pela governadora Daniela Reinehr nessa quinta-feira, em visita a Laguna e Jaguaruna. A chefe do Executivo estadual garante que o governo do Estado buscará fontes de recursos para atender as demandas emergenciais e contínuas do local.


O objetivo é solucionar a situação do assoreamento que prejudica a pesca, responsável pela subsistência de milhares de famílias, bem como a preservação do meio ambiente. Ainda nesta semana, o governo federal se comprometeu a enviar R$ 1,5 milhão para a dragagem da barra.


“Vamos focar nossos esforços para atender essas demandas. Reconhecemos a necessidade emergencial e a oportunidade de unir esforços para planejar um futuro adequado e condizente com o potencial da região. Atuamos para resgatar a capacidade do nosso povo de trabalhar e para que as regiões se desenvolvam. Precisamos lançar o olhar sobre a infraestrutura de Santa Catarina”, disse Daniela Reinehr.


Daniela Reinehr reforçou a importância da atuação de senadores, deputados federais e estaduais, junto com os municípios. “São demandas históricas e essa união de esforços fortalece a implementação das ações”, destacou.


Para o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, este é um assunto de interesse regional. “Para nós, de Tubarão, o desassoreamento do canal significa boas condições para pesca e plantio do arroz em uma grande área da cidade e também é uma questão de defesa civil. Em 2019 tivemos uma cheia que deixou áreas próximas ao Camacho alagadas durante semanas, mas temos que pensar em uma solução definitiva”, defende o prefeito.


Segundo o deputado Felipe Estevão, a confirmação da governadora Daniela Reinehr em solucionar a dramática situação da Barra do Camacho é um importante passo para o desenvolvimento regional. “Mostramos os detalhes do canal da Barra de Laguna, mas principalmente da Barra do Camacho, onde estamos focando todos os esforços para que seja o começo de uma série de correções dessas barras do litoral catarinense importantíssimas para a economia catarinense”, afirma Felipe.

 

Projeto será analisado

A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) apresentou um projeto de engenharia para desassoreamento da Barra do Camacho. A obra está orçada em R$ 4,6 milhões. A governadora informou que o projeto proposto será analisado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, junto com a força-tarefa que inclui Defesa Civil e Secretaria da Agricultura e Pesca, entre outros órgãos, para que sejam feitas as adequações necessárias. “O compromisso é para que a obra do Camacho seja concluída o mais breve possível e, com isso, melhorar a atividade econômica, pesqueira e a segurança das pessoas”.

 

Melhorias esperadas pela comunidade

Alex Sander Vargas, 41 anos, é de uma família de pescadores. Ele, a irmã Alexandra e a mãe, Lucilene, receberam com esperança a visita da governadora na região.


“Era para estarmos com os ranchos cheios. Hoje de manhã colocamos a rede e pegamos dez quilos. É pouco. A nossa lagoa está morrendo. Enquanto isso, os nossos boletos vão atrasando, a gente vai cortando daqui e dali. É muito triste”, contou.

O presidente da Associação de Pescadores de Garopaba do Sul, Jaime Mariano Porto, ressaltou que é muito importante a presença da governadora no local. “Precisamos que as obras sejam feitas para a garantia dos nossos serviços e o sustento de nossas famílias”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR