Isso tem deixado o ar mais seco no Estado
A semana começou com nevoeiros isolados no interior de Santa Catarina. Desde a última sexta-feira, o Estado segue com um céu esbranquiçado devido à presença de fumaça no ar.
Esse fenômeno continua sendo visto e é resultante das queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil, comuns nesta época do ano, e pode impactar tanto a visibilidade quanto a qualidade do ar.
A Defesa Civil explica que a imagem do satélite Goes-16 destaca essa condição, evidenciando que a maior parte do nevoeiro está sobre o oceano, afetando as regiões costeiras e impactando a visibilidade, principalmente na navegação aérea da região.
Isso tem deixado o ar mais seco no Estado. No interior, a percepção da fumaça é maior, contribuindo para a diminuição da visibilidade e piora na qualidade do ar, com umidade relativa podendo ficar próxima ou abaixo de 30% durante a tarde.
A previsibilidade de duração e ocorrência de um nevoeiro é incerta, por isso, é importante redobrar os cuidados e respeitar as normas de trânsito específicas para esta condição.
Voos
O forte nevoeiro foi responsável por fechar portos e aeroportos em todo Estado. Os aeroportos de Florianópolis e Navegantes foram os mais afetados, já que 15 voos foram cancelados e outros 15 atrasaram, na somatória de ambos. Na região Sul, o aeroporto de Jaguaruna não foi afetado, pois o primeiro voo decolava somente no período da tarde.
No entanto, a balsa de Laguna permaneceu sem realizar travessias por um período, gerando filas de automóveis em ambos os sentidos do Canal da Barra.