Projeto de readequação da estrutura em Tubarão ainda não está pronto
O Centro de Referência em Saúde Manoel Bertoncini, a UPA, localizado na rua Januário Alves Garcia, na margem esquerda, em Tubarão, segue sem data para ser concluída e colocada em funcionamento. Segundo o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, o objetivo, no entanto, é entregar a obra pronta para atendimento até o final deste ano.
O espaço físico está praticamente pronto, mas o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Marcelo César Ribeiro, explica que ainda não há uma data definitiva para a abertura do local. Segundo ele, está sendo realizada a readequação do espaço, e diante de como o local ficará é que será feita a compra dos equipamentos.
Em janeiro deste ano, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, fez uma visita técnica ao local e garantiu, via governo do Estado, R$ 1,8 milhão para a compra dos equipamentos. A secretária Carmen ressaltou na época a necessidade do centro ser transformado em uma UPA 24 horas, para desafogar o atendimento na emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Readequação
Marcelo diz que o projeto de readequação da parte interna do Centro de Saúde foi entregue, “porém, a empresa pediu mais prazo para a entrega dos projetos complementares. Tendo todos estes projetos em mãos, a ideia da prefeitura é formular uma licitação para que a empresa vencedora faça o gerenciamento dos serviços, bem como a reforma e, no futuro, faça a homologação para uma UPA”, pontua.
Pelos projetos iniciais, antes da readequação para UPA, o espaço, de dois andares, deveria contar com sala de eletrocardiograma, sala de dermatoscopia, sala de serviço social, sala de sutura e curativos, salas de RX oral, salas de triagem, salas de vacinas, sala de laudos, salas de observação adulta e pediátrica, sala de gesso, consultórios com acessibilidade, consultórios odontológicos e postos de enfermagem.
Histórico do Centro de Referência em Saúde
A unidade de saúde, que terá o nome do idealizador, o então prefeito Manoel Bertoncini, começou a ser construída em 2010 e teve as obras paralisadas em 2014. É uma das maiores reivindicações da população nos últimos anos. A retomada das obras de conclusão se deu em maio de 2020, com um investimento de R$ 2,6 milhões.