22 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

22/11/2024 06:00

Grave

“Nessas condições, ao invés de contar o país com Forças Armadas unidas, aptas a agir com a presteza e a energia necessárias em dados momentos, quando a ordem nacional estiver em perigo ou sob ameaça, o que acontecerá, então, é que esses elementos, que são numerosíssimos e indispensáveis, trarão para o seio das Forças Armadas a cizânia, a divisão, a incompreensão, a indisciplina, pretendendo sobrepor-se, como agora o fizeram, não só às leis e à Constituição, mas aos seus superiores hierárquicos!”.

Essa frase foi dita em 1963 pelo então ministro do Supremo Tribunal Federal, Ribeiro da Costa, no mesmo dia em que outro magistrado, Victor Nunes Leal, havia sido sequestrado por militares.

O plano gravíssimo de neutralizar o presidente Lula, o seu vice, Geraldo Alckmin, e o ministro do STF e presidente, à época, do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, nos remete àquele tempo.

O que se tem não é uma disputa ideológica ou partidária. Pouco importa o embate entre direita ou esquerda. O que está em jogo nos fatos descobertos pela Polícia Federal é a real tentativa de golpe de Estado.

O plano posto - e repleto de documentos comprobatórios nos autos como inúmeras análises periciais e, inclusive, imagens de videomonitoramento - indicam um fato definitivamente histórico.

A prisão de 4 militares de alta patente, seguidos do envolvimento de, no mínimo, 35 militares, dentre eles, 10 generais, 16 coronéis e um almirante, indicam a gravidade dos fatos revelados.

Talvez no futuro lembremos desse plano criminoso como sendo um dos mais graves ataques à democracia do país desde os tempos do Estado Novo.
 

Brilho

Morena, olhos verdes e com um toque latino. Melyssa Antunes, uma tubaronense que há um bom tempo reside nos Estados Unidos, nos encanta com tanta beleza e sensualidade. Os pais, Cláudio e Denise, podem se orgulhar da linda filha que tiveram.
 

MDB

Enfim, uma novidade.
Lá em meados de março, o MDB iniciou uma caminhada por caminhos que se mostraram um tanto tortuosos. Sob o comando do então presidente, José Luiz Tancredo, o partido se encaminhava para apresentar o seu candidato a prefeito. Três nomes estavam postos.
Não houve acordo. Pelo contrário. A condução, muitas vezes obscura, deu margem para criar um clima nunca vivido no partido. Pelo menos para mim, que frequento aquelas reuniões desde 2008, quando era presidente da juventude do MDB, era algo inédito.
Mas são águas passadas. Depois de 24 anos o partido volta à prefeitura municipal ao apoiar o PL de Estêner Soratto e deve assumir duas secretarias de relevância.
Mais que isso. Há uma mudança significativa. Após intensa movimentação dos membros da executiva municipal e chancela da estadual, sai o ex-presidente e entra uma cara nova no comando: Rodrigo Pavei. 
Rodrigo é advogado, chefe de gabinete do Deputado Volnei Weber e foi o responsável por equilibrar as tensas reuniões partidárias dos últimos meses. Mostrou parcimônia e capacidade de liderança naquele período difícil.
O que se espera é que o MDB de Tubarão volte a ter o tamanho que ele sempre teve.

Nomes

Ainda sobre o MDB tubaronense, uma das primeiras medidas adotadas pela atual gestão foi indicar os nomes de Heitor Wensing e Samuel Silva ao prefeito Estêner Soratto e ao seu vice, Denis Matiola.
As secretarias de Planejamento e a de Desenvolvimento Econômico devem ser as pastas ofertadas ao partido.

Farra

Há pouco tempo escrevi sobre as viagens de alguns deputados que foram até os Estados Unidos, com o nosso dinheiro, “acompanhar” as eleições americanas.
Não satisfeitos, desta vez, 54 deputados e 4 senadores confirmaram presença na viagem para participar da posse do presidente Donald Trump.
Será que existe outro parlamento no mundo que banque, com tanta facilidade, viagens que não trazem qualquer benefício aos seus cidadãos? Eu tenho certeza que não.

Prudência

Não que exista “hora boa” para que políticos aumentem os seus próprios salários, mas decididamente a votação que indicou acréscimo de salários do vice-prefeito, vereadores e secretários de Tubarão não foi em uma boa hora, mesmo que para a próxima legislatura os edis não tenham sido contemplados.
Em contrapartida, sabe-se que para ter uma administração qualificada é preciso que a remuneração seja adequada. Não há bons profissionais no mercado ganhando pouco e por este fato, e só por ele, o aumento se justifica.
Ainda, tal acréscimo salarial não pode ser retirado do contexto. 
Teremos uma reforma administrativa no próximo ano e, com isso, serão inúmeros os servidores comissionados exonerados pela futura administração, o que trará, certamente, o equilíbrio necessário para que os julgamentos cessem e o discurso de campanha seja respeitado.
A crítica será salutar sempre que houver necessidade, mas seria prudente, pelo menos, esperar o próximo governo começar.

Investigação

São inúmeras as investigações que o Ministério Público de Santa Catarina tem instaurado para apurar possíveis candidaturas de mulheres que tinham como objetivo apenas preencher o percentual que os partidos precisavam respeitar.
São as chamadas candidaturas laranjas.
Dependendo do desenrolar dessas investigações, poderemos ter, inclusive, a cassação de chapas vencedoras nas últimas eleições.
 

Aventureiro

Entre trilhas, acampamentos e suas atividades profissionais, o amigo Jorge Aroeira resolveu dar uma passeada nas Cordilheiras Andinas.
Lá em Machu Picchu, o jovem pôde dar uma boa respirada e descansar da vida corrida da cidade.
Ah, e meninas, o homem está solteiro. Mas observem: eu disse solteiro, e não sozinho.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR