21 DE JANEIRO DE 2025
Fechar [x]

Menino chama a atenção por altas habilidades

Francisco tem dois anos e 11 meses e está além de crianças da mesma idade

21/01/2025 06:00|Por Tatiana Dornelles / redacao@diariodosul.com.br

Com apenas dois anos e 11 meses, o pequeno Francisco Bez Fontana Ceconi, de Tubarão, já faz contas de adição e subtração, identifica e fala os números pares e ímpares, bem como as regiões do Brasil, e domina os alfabetos em português e em inglês, além de recitá-los de trás para a frente. 

A mãe, Marcella Braga, conta que Francisco começou a apresentar altas habilidades ainda com um ano e sete meses, quando soletrou a placa do carro da família. “Ficamos surpresos e fomos conferir. Ele tinha soletrado a placa. Depois disso, começamos a perceber que Francisco era muito avançado para a idade”, explica.

O garoto conhece ainda todas as formas geométricas e cores e identifica as regiões do Brasil. “Ele prefere brinquedos lúdicos, com letras e números, e assiste a desenhos educativos. Nunca quis brinquedos normais, como bolas ou bonecos, por exemplo”, explica. 

Segundo a mãe, Francisco se destaca na área de raciocínio lógico. “Notamos que ele tem interesse na área de exatas, em atividades com lógica e coordenação motora e ainda gosta de música, sabendo até mesmo a escala musical. Em alguns momentos, ele ajuda a irmã, de nove anos, em algumas atividades”, revela.

O mais curioso é que Francisco ainda não frequenta escola, o que irá fazer a partir desse ano. “Ele aprende tudo sozinho, é extremamente organizado e chega mostrando o que aprendeu. É cada dia uma surpresa e um mundo completamente novo para nós”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Família foi em busca de ajuda de profissionais

Ao perceber as altas habilidades do filho Francisco, Marcella Braga foi em busca de ajuda profissional. “Procuramos uma psicopedagoga, que nos encaminhou para uma neuropsicóloga. A doutora Gisele Pickler faz testagens e falta apenas um teste para termos o diagnóstico, que será feito quando ele completar três anos. E ele faz aniversário no dia 30 desse mês. A partir disso vamos entender melhor suas capacidades”, explica. 

Segundo Marcella, é um novo mundo para a família. “Tenho duas filhas muito inteligentes, mas com Francisco é diferente. Notamos que ele tem algo a mais. Assim, buscamos atualização constante, porque não tem tanta informação sobre altas habilidades”.

Além disso, explica a mãe, há muitas dúvidas sobre como vai ser o processo de ensino-aprendizagem de Francisco na escola. “Ele vai estudar na ETCT e sabemos que, em relação ao conhecimento, pode ser entediante, porque ele já sabe tudo para a idade que tem. Então não temos ideia ainda de como tudo vai acontecer, se terá professor II ou não. O que sabemos é que ele precisa de socialização com crianças da mesma faixa etária”, ressalta. 

O pequeno Francisco chamou atenção nas redes sociais por suas habilidades cognitivas avançadas para a idade. Em vídeo, ele fala todos os números pares e ímpares de 1 a 100.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR