As descobertas da medicina, principalmente diante da pandemia da covid-19, estão, em parte, direcionadas às atenções mundiais para o desenvolvimento de vacinas e remédios para combater o vírus. Outras pesquisas e ensaios científicos, para melhorias na saúde, continuam a seguir seus encaminhamentos.
Foi o que ocorreu recentemente com um estudo do otorrinolaringologista do Complexo Médico Provida, em Tubarão, Carlos Eduardo Monteiro Zappelini, ao ganhar destaque com a publicação de um artigo na revista americana “Facial Plastic Surgery”.
“Ver esse trabalho em destaque e divulgado em uma das principais revistas científicas mundiais da área, reconhecida por todos os profissionais que atuam em cirurgia facial, é realmente uma grande satisfação e muito incentivador. Principalmente por contribuir com avanços em melhorias na estrutura nasal, aprimorando o tratamento de muitos pacientes, quando bem indicado”, comemora o médico.
O artigo, intitulado “Cirurgia conservadora do dorso nasal: ajuste e reposicionamento do septo piramidal”, trata de uma inovadora técnica de rinoplastia que conserva o dorso. Método que diminui as chances de sequelas ou complicações geradas pela cirurgia tradicional.
“Fazem parte também desse artigo três colegas, sendo dois brasileiros e um português. Grupo pelo qual tenho bastante admiração profissional”, conclui Carlos Eduardo.