Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Live aborda temas de acessibilidade

02/04/2021 06:00

Acessibilidade comportamental. Este será o tema da live promovida neste sábado por três mulheres que transformaram adversidades em superação e motivação.  


Mônica Mendes Alves, 34 anos, de Tubarão, deficiente visual há dois anos; Luana Passos, 25 anos, deficiente visual de nascença, de Anápolis (GO); e Licélia Margareth, 42 anos, deficiente visual e física há 25 anos, de Itajaí. Juntas, elas abordarão assuntos como família, amigos e sociedade frente aos desafios de quem perdeu a visão. “Quando se fala em acessibilidade, se pensa em rampas, calçadas, etc, mas ela engloba muitas coisas, como tecnologia e comportamento, por exemplo”, explica Mônica.


A realização da live começou há algum tempo, por iniciativa de Mônica, que mora em Tubarão. Ela conta que em dezembro de 2018 foi diagnosticada com trombose  venosa no seio cavernoso e, como sequela, em abril de 2019, perdeu totalmente a visão e o olfato. Conseguiu superar a perda cinco meses depois e, de lá para cá, as coisas começaram a mudar ao seu redor.


“Entrei em grupos de deficientes visuais, onde comecei a me adaptar mais com as pessoas, aprender mais sobre orientação e mobilidade, sobre como é viver no mundo dos cegos. No início do ano passado, em contato com uma empresa de marketing de amigos, resolvemos criar uma fanpage no Facebook relatando a minha história e transformamos meu Instagram em figura pública”, conta.


Conversando com o pessoal dos grupos em que participa, surgiu a ideia de fazer lives semanais para mostrar como a sociedade pode lidar com o cego, “como olhar para o cego não como um coitadinho nem como um super herói, porque somos pessoas normais”, pontua. “E a live deste sábado é para fazer com que as pessoas aprendam, de uma certa forma, a tratar os cegos, a conhecer como se deve tratar os cegos”, comenta.


A live será exibida em dois horários. Pelo Instagram @mendalvesmonica, às 16h, e às 17h30 pelo Facebook  Mônica Mendes Alves.

 

Superação e realização

A intenção de Mônica Mendes Alves é ser coach, para levar às pessoas a sua história de vida, a superação, o que a motiva a fazer as coisas. “E assim está indo. Hoje faço palestras pelas redes sociais e Google Meet, inclusive uma internacional, e antes da pandemia cheguei a fazer uma palestra para uma empresa, falando também sobre vendas, assunto que domino e no que trabalhava antes de perder a visão, mostrando a importância da credibilidade e da autoconfiança”, ressalta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR