Proposta foi feita em 2024 e colocada em prática este ano
Homenageados
Foram homenageados Danubia Francisco Ramos, a pedagoga Daniela Francisco Ramos, a psicóloga Rosiane da Silva Costa, o músico e professor Igor do Canto Perfeito e o jornalista, radialista e colunista do Diário do Sul Gervázio Plácido, que falou em nome dos demais.
“Estamos aqui, sim, por um passado de significativa importância na constituição da sociedade brasileira, que por negação e preconceito ficou na invisibilidade. Também estamos aqui pelo que está por vir. Nossa sociedade ainda precisa ser educada sobre a nossa existência, a nossa participação e a nossa vontade de estarmos integrados e juntos em uma sociedade de diferentes, mas uma sociedade em que possamos conviver com equidade, respeito, empatia e justiça social”, falou aos presentes o jornalista Gervázio Plácido.
Outro reconhecimento em Imbituba
A segunda moção apresentada pelo vereador Bruno Pacheco, também dedicada ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, foi dedicada ao professor de capoeira Rafael Carvalho Vieira, pelos 10 anos na condução do Coletivo Capoeira de Valor - Núcleo Mestre China -, e ao reconhecido trabalho social realizado neste período pelo mestre capoeirista. O Coletivo Capoeira de Valor se dedica à prática e à promoção da capoeira na cidade de Imbituba, no Brasil e no mundo. “O trabalho desenvolvido pelo Coletivo, conduzido pelo Mestre China, está centrado na valorização da cultura afro-brasileira, na educação e na inclusão social por meio desta modalidade”, destacou o vereador.