As inserções do DIU acontecem todas as quintas-feiras no Centro Materno Infantil
O Dispositivo Intrauterino (DIU) - método contraceptivo - está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Laguna. Desde a pandemia, mais de 400 inserções já foram realizadas no município, representando um avanço significativo no cuidado com a saúde reprodutiva das mulheres, segundo a prefeitura.
As inserções do DIU acontecem todas as quintas-feiras no Centro Materno Infantil, com acolhimento, avaliação e orientação conduzidos pelo médico Rodrigo Sanguinetti e pela enfermeira Renata Aguiar. O processo é iniciado na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) mais próxima da usuária, onde é feito o encaminhamento para o Centro Materno.
Antes da inserção, a pessoa passa por uma avaliação para descartar possíveis contraindicações, como alterações no ciclo menstrual, suspeita de gravidez ou doenças ginecológicas. Não há exigência de exames de imagem na maioria dos casos, de acordo com a equipe.
Roda de conversa
Além do procedimento, o Centro Materno Infantil promove rodas de conversa informativas com o objetivo de esclarecer dúvidas, apresentar os benefícios e cuidados com o método e fortalecer o empoderamento feminino sobre direitos sexuais e contraceptivos.