Números, cálculos e fórmulas matemáticas nem sempre foram só alegria na vida da tubaronense Maria Eduarda Fernandes Ventura, de 16 anos. Após reprovar na disciplina, quando estava no 9º ano do ensino fundamental, a jovem se agarrou às dificuldades e passou a estudar em dobro.
E, todo esse esforço, trouxe um resultado surpreendente para a estudante, que hoje é aluna do 1º ano do ensino médio. Ontem, ela recebeu uma ligação que sequer imaginava: havia ficado em primeiro lugar, na Escola Jovem, na etapa regional das Olimpíadas de Matemática. “Quase não acreditei. Foi a primeira vez que participei e já consegui esse resultado”, fala a jovem.
Das 20 questões às quais foi submetida, Duda, como é conhecida, acertou 17. “Aprendi a gostar de matemática depois de tanta dificuldade que passei. Reprovar não foi algo bom e corri atrás para aprender algo que, para mim, era tão difícil. Estou muito feliz”, revela a jovem. Duda credita seu resultado ao professor de matemática, Paulo Henrique. “É um grande incentivador”, completa.
Agora, a jovem aguarda a etapa estadual, que acontece em novembro. “Sei que não será fácil, mas estou confiante. Matemática é treino e tenho estudado e me esforçado bastante. Sei que o que conquistei já foi algo bem grande. É um passo que vou conquistando para, quando chegar minha hora, consiga cursar Engenharia de Alimentos. Obrigada a todos que não me deixaram desistir”, agradece a estudante da Escola Jovem. Duda é estudante do ensino público.