Ex-prefeito de Tubarão comentou decisão anunciada na quinta-feira
O que era expectativa e até especulação se confirmou no final da tarde dessa quinta-feira. Em conversa por telefone com o DS, o ex-prefeito de Tubarão Joares Ponticelli declarou que será mesmo candidato a vereador nas eleições de outubro.
Na última semana, o presidente do Progressistas em Tubarão, Jean Abreu Machado, afirmou ao jornal que havia feito o convite para que Joares concorresse a vereador. “Ele ficou agora de avaliar a possibilidade. Para nós, do partido, esta é uma opção excelente”, pontuou na ocasião.
Segundo Joares, foi uma decisão tomada após muita conversa com a família, amigos e seu advogado. “Consultei todos eles para minha resposta final. E todos não apenas aprovaram como me incentivaram a tomar esta decisão. Também ouvi muitas pessoas nas ruas, e a aceitação e o apoio foram grandes, o que me motivou ainda mais”, conta.
“Também não poderia declinar e recusar o convite tão enfaticamente feito pelo meu partido e pelos vereadores que tão leais foram a mim durante minha gestão como prefeito. Me senti agradecido e honrado por tudo isso, e não poderia deixar de aceitar tamanha confiança”, ressalta
“Comecei minha carreira política como vereador em Tubarão e é uma honra voltar a concorrer para este cargo novamente. E, se eleito for, será uma chance de poder dar continuidade a um grande trabalho que iniciei como prefeito e que não pude concluir. Assim, como vereador, poderei lutar junto à futura administração municipal por muitas obras ainda necessárias”.
Sem impedimentos legais
Segundo o presidente do Progressistas em Tubarão, Jean Abreu Machado, do ponto de vista legal, não há qualquer obstáculo para ele concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores. Apesar de ter sido temporariamente afastado da prefeitura de Tubarão em 10 de julho de 2023 e de cumprir medidas cautelares até hoje, o ex-prefeito é apenas réu em uma ação decorrente da Operação Mensageiro, mas não foi julgado sequer em primeira instância”, explica. Ele não pode concorrer à prefeitura porque, em caso de vitória, seria caracterizado um terceiro mandato consecutivo.
Últimas convenções acontecem no fim de semana
Neste final de semana, Progressistas, PSDB e Solidariedade irão realizar suas convenções em que definirão seus candidatos à majoritária e a vereadores em Tubarão. No sábado, o Progressistas e o Solidariedade fazem as reuniões, enquanto o PSDB finaliza o domingo com sua convenção.
São destas convenções que também devem sair os outros nomes à majoritária. A expectativa é que se confirme a dobradinha entre Carlos Stüpp (PSDB) e Jean Abreu Machado (PP), para prefeito e vice.
O Solidariedade deve apoiar os dois partidos. Os postulantes à Câmara de Vereadores destes partidos também serão confirmados neste final de semana.
Formada por PT, PCdoB e PV, a Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil) foi responsável pela primeira convenção do período eleitoral em Tubarão. O PT terá chapa pura para a majoritária, com a candidatura a prefeita da policial civil aposentada Maristela Francisco, com o ex-vereador Professor Paulão como vice.
PL e PRD definiram a candidatura de Estêner Soratto e Denis Matiola para prefeito e vice. Já o MDB não terá candidato a prefeito e integrará a coligação que tem Soratto e Matiola como candidatos à majoritária.
O Novo também realizou a sua convenção. A sigla decidiu por não integrar nenhuma das coligações majoritárias, já que não teria sido procurada por nenhuma das candidaturas apresentadas. A participação do partido se limitará à indicação de oito candidatos a vereador. É a primeira vez que a sigla, fundada em 2011, participa de uma disputa municipal em Tubarão.