Filhos pretendem gastar 18,6% a mais para presentes no Dia dos Pais, que neste ano será celebrado no próximo dia 11
A intenção de gasto dos consumidores para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%, alcançando 231 reais, o valor mais alto já registrado na série histórica. Ao considerar a inflação acumulada, o aumento real foi de 13,4%.
Parte desse aumento pode ser explicado pelos resultados positivos registrados na economia catarinense. O mercado de trabalho está aquecido, com um saldo positivo de vagas de emprego criadas neste ano.
Além disso, a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, também divulgada pela Fecomércio SC, revelou que as famílias catarinenses estão satisfeitas com o emprego atual e com a renda, fatores que se refletem na maior intenção de gastos.
Em Santa Catarina, os consumidores estão prontos para investir um valor maior nesta data comemorativa, conforme constatou o levantamento da Fecomércio-SC. A média de gastos será de R$ 231. Este é o maior valor desde 2018, mesmo considerando o impacto da inflação.
A previsão da instituição de que este Dia dos Pais terá o maior ticket médio da história do Estado também está relacionada com a situação financeira do consumidor.
Média
A pesquisa mostra que, em comparação ao mesmo período em 2023, 48,7% dos entrevistados estão melhor financeiramente neste momento, 39% se veem no mesmo patamar e apenas 12% declararam haver retrocedido, percentual que também é o menor desde o início do estudo, em 2018.
No comércio brasileiro, o Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bilhões. É o que aponta o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes este ano, o que significa, aproximadamente, 110,9 milhões de pessoas.
Segundo os entrevistados, 32% pretendem gastar mais que em 2023, 35% o mesmo valor e 19% querem gastar menos. Entre aqueles que pretendem gastar mais, 56% desejam comprar presentes melhores, 27% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 23% tiveram melhoria na renda mensal.