Curso do Senai e da Diamante Energia já formou 70 alunos desde a inauguração
Seguem abertas as inscrições para a edição 2025 do único curso de operador de Usina Termelétrica de Santa Catarina. Esta será a quarta turma capacitada pelo curso, que já formou cerca de 70 alunos desde sua inauguração, em 2022.
O objetivo do Senai e da Diamante, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, é qualificar profissionais para o mercado de geração de energia, desenvolvendo capacidades básicas e técnicas para operarem unidades termelétricas por meio da educação profissional.
Do valor total necessário para investir nessa capacitação, metade será oferecido pela empresa, e o restante ficará a cargo do aluno.
O requisito para as inscrições é idade superior a 18 anos e formação técnica em uma das seguintes áreas: automação industrial; eletromecânica; eletrotécnica; mecânica industrial; eletrônica; eletroeletrônica e técnico em processos de geração de energia elétrica.
“O mercado de energia elétrica é muito dinâmico e exigente. A questão da segurança energética torna-se relevante, pois, com o aumento da geração de renováveis, abre-se um mercado para a geração termelétrica, que, por si só, é extremamente rigorosa na qualificação de seus colaboradores”, explica o diretor da Diamante Energia, Jefferson Silva de Oliveira.
Início em fevereiro
A carga horária é de 700 horas de aulas teóricas e práticas no Senai de Capivari de Baixo, e um estágio não obrigatório na Diamante Energia. Esse estágio será oferecido com vagas limitadas aos alunos regulares do curso, e os interessados devem participar de um processo seletivo.
O curso acontecerá de fevereiro a dezembro de 2025, de segunda a sexta-feira, com aulas em alguns sábados pela manhã. Mais detalhes pelo link https://diamanteenergia.com/.