Para oferecer esse apoio, os encontros acontecem semanalmente, na sede da secretaria de Desenvolvimento Social
O Programa Girassol, que é acompanhado pela equipe técnica do setor Grupos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Tubarão, completou 27 anos de fundação no mês de julho, com diversas ações em alusão à data.
Para celebrar as ações da equipe, as integrantes do programa participaram de uma celebração no Santuário da Madre Paulina, em Nova Trento. O Programa Girassol é composto por um grupo de autoajuda às mulheres diagnosticadas com câncer de mama e colo do útero.
Para oferecer esse apoio, os encontros acontecem semanalmente, na sede da secretaria de Desenvolvimento Social, com o objetivo de compartilhar as fases do tratamento. As pacientes contam com o acompanhamento das assistentes sociais, desde o acolhimento, atendimento individualizado até o contexto familiar.
“É oferecido o suporte social às suas necessidades, desde o acolhimento ao acompanhamento. O Programa Girassol é um espaço social de transformação”, salienta a secretária de Desenvolvimento Social Kelly Botega Fortunato.
A coordenadora e assistente social Kátia Bressan enfatiza que, nos 27 anos dos trabalhos, as participantes criaram vínculos afetivos. “O suporte da equipe e a troca de experiências entre as integrantes do grupo as torna mais resilientes no dia a dia, minimiza tensões e medos, o que proporciona uma melhor qualidade de vida”, ressalta.
Na segunda-feira, o grupo participa de um evento referente ao Outubro Rosa, na sede da secretaria, às 14h, com uma palestra ministrada pelo dr. Mário Caporal.
Sobre o Outubro Rosa
Com a chegada do mês de outubro, inicia-se a campanha do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, doença que este ano, segundo o Inca, Instituto Nacional do Câncer, deve atingir mais de 70 mil pessoas.