Dois casos foram registrados no Centro de Educação Infantil Zilda Luck
Dois casos positivos de Influenza A foram registrados no Centro de Educação Infantil Zilda Luck, unidade da rede municipal de ensino de Gravatal.
Segundo a prefeitura, diante da circulação de informações nas redes sociais, que mencionam casos de H1N1, a Vigilância em Saúde esclarece que os testes realizados até o momento identificaram apenas a presença do vírus Influenza A, por meio de testes rápidos disponíveis no município. “Não foi realizado o painel viral, exame laboratorial capaz de identificar os subtipos (como H1N1 ou H3N2), portanto, não é possível confirmar que se trata de gripe H1N1”, enfatiza a prefeitura.
“Atualmente, o município de Gravatal dispõe de dois métodos de testagem e é importante reforçar que o vírus da Influenza A pode apresentar diversas cepas, como H1N1 e H3N2, todas com sintomas semelhantes, incluindo febre, tosse, dor de cabeça, dores no corpo e mal-estar geral”, explica a Vigilância em Saúde.
Ações
“Desde a identificação dos casos, a equipe atuou em conjunto com a coordenação da unidade para implementar ações imediatas de prevenção e controle, incluindo intensificação da higienização de todos os espaços do CEI; ventilação adequada dos ambientes; disponibilização e uso regular de álcool em gel; uso de máscaras por servidores e em casos sintomáticos; afastamento imediato de pessoas com sintomas gripais; acompanhamento clínico das crianças sintomáticas; e comunicação com as famílias, orientando para que crianças com sintomas gripais permaneçam em casa”, pontua.