Com investimento total de R$ 18 milhões, o programa beneficiará 281 municípios com até 100 mil habitantes
O governador Jorginho Mello lançou o maior programa estadual de castração animal já realizado no Brasil. Intitulado Pet Levado a Sério, o programa é uma política pública estruturada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde para promover o bem-estar animal, com foco no controle populacional por meio da castração e microchipagem de cães e gatos, além de ações educativas e de capacitação de gestores municipais.
“Castração é cuidado, é proteção e também é política pública de segurança e saúde. O Pet Levado a Sério marca uma nova fase da causa animal em Santa Catarina”, destaca o governador.
Com investimento total de R$ 18 milhões, o programa beneficiará 281 municípios com até 100 mil habitantes, o que representa 95% do território catarinense, e prevê a realização de 90 mil castrações entre 2025 e 2026. Os recursos serão repassados diretamente aos municípios por meio de convênio simplificado, com valores proporcionais à população, seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).