Universidade Gratuita terá mudança no segundo semestre
O governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), anunciou uma mudança no cronograma do Programa Universidade Gratuita (UG) ontem. Já a partir do segundo semestre, todas as etapas de inscrição, renovação e contratação serão antecipadas. A decisão foi tomada após diálogo com representantes das instituições universitárias e dos acadêmicos.
Com a nova medida, o governo do Estado reafirma o compromisso com o fortalecimento da educação superior catarinense e com cada estudante que deposita a confiança no Universidade Gratuita. A alteração visa garantir que, no momento da matrícula, o aluno já conheça sua situação no programa, proporcionando mais previsibilidade, segurança e tranquilidade para planejar seus estudos.
“O UG é uma iniciativa do governo do Estado, construída de forma participativa, a partir de um amplo debate na Assembleia Legislativa, com o envolvimento das Instituições Comunitárias de Ensino Superior e da sociedade catarinense. Como toda política pública de grande escala, sua implantação é gradativa e requer ajustes e aperfeiçoamentos ao longo do tempo. A consolidação completa está prevista para o primeiro semestre de 2027”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Novidade
Além disso, outra novidade é que os estudantes poderão testar o seu índice de carência antes de efetuar a inscrição no programa, o que permitirá mais conhecimento e transparência sobre sua condição.
Evolução do cronograma
- Em 2025.2: inscrições, renovações e contratações serão realizadas antes do início das aulas. O edital será lançado já em junho;
- A partir de 2026.1 (primeiro semestre): todas as etapas ocorrerão antes do período de matrícula, permitindo que os estudantes saibam com antecedência se atendem aos critérios do programa, evitando dúvidas ou débitos indevidos.