Município registrou volume de 90 milímetros de chuva, causando estragos
A prefeitura de Imbituba está atuando de forma intensiva para reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na tarde e noite de quarta-feira (12). De acordo com a Defesa Civil, em apenas duas horas e meia, a cidade registrou um volume de aproximadamente 90 milímetros de chuva, com maior concentração nos bairros de Aguada, Village, Centro e Vila Nova Alvorada.
Diante da situação, foi instaurado um Gabinete de Crise Municipal, responsável por coordenar e acompanhar todas as ações emergenciais. Mesmo em viagem oficial a Portugal, o prefeito Michell Nunes acompanha a situação e mantém contato com o gabinete, determinando medidas estratégicas para minimizar os danos.
As máquinas da secretaria de Infraestrutura e Obras foram direcionadas para as áreas mais afetadas, atuando em conjunto com a Defesa Civil e o Samae em serviços de limpeza, drenagem e desobstrução das vias.
“Estamos com mais de dez máquinas operando nas ruas e toda a equipe mobilizada para garantir, ao menos, soluções paliativas. O trabalho continuará ao longo do fim de semana, até que a situação esteja totalmente controlada”, destacou o secretário de Infraestrutura e Obras, Deivid Rafael Aquino.
Medidas
Além das medidas emergenciais, a prefeitura já vem realizando, nos primeiros meses de gestão, ações de longo prazo para enfrentar situações como essa. Entre elas, está o trabalho de ampliação dos sistemas de drenagem e melhorias na infraestrutura das vias, com o objetivo de resolver problemas crônicos de alagamentos em pontos críticos da cidade.
A prefeitura de Imbituba segue monitorando de perto as condições climáticas e reforça seu compromisso em atuar com rapidez, eficiência e responsabilidade para garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.