Serviço era alvo de reclamações. Empresa cita falta de funcionários
Após reclamações sobre a situação da coleta de lixo em Tubarão, o prefeito Estêner Soratto se posicionou ontem sobre o assunto. Em vídeo publicado em suas redes sociais, ele reconheceu os atrasos nas coletas, principalmente nos bairros mais distantes da área urbana.
O serviço sofreu atrasos após o fim do ano, causando acúmulo de lixo em diversos locais.
Segundo a empresa Racli Limpeza Urbana, responsável pelo serviço de coleta de lixo, os atrasos correspondem à falta diária de funcionários nas últimas semanas.
Em Tubarão, a empresa também está sem receber pelos serviços prestados nos últimos meses, acumulando uma dívida de quase R$ 2 milhões com a prefeitura.
“Lamento e entendo a indignação dos transtornos causados. Já estou em contato com a Racli para negociar os atrasos e regularizar as pendências o mais rápido possível”, descreve o prefeito em vídeo.
Sobre a dívida, o prefeito esclareceu que o valor corresponde à falta de pagamento dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2024.
“Meu compromisso é bem claro: a parcela referente a janeiro será paga rigorosamente em dia. Já estou em contato com a Racli para regularizar a pendência dos demais meses o mais rápido possível”, explica.
Negociação
No último domingo, a Racli realizou uma força-tarefa na cidade com cinco equipes para adiantar o serviço de coleta em bairros que estão com atrasos e lixos acumulados.
O trabalho também seguiu com força total ontem. Em Tubarão, alguns bairros ficaram sem a coleta de lixo nesta semana, como Madre, São Martinho, Vila Esperança, e uma parte do São João Margem Esquerda.