A gente viu de tudo um pouco nesses últimos anos da política brasileira. A cena do presidente da República que oferece cloroquina às emas do Palácio do Planalto talvez seja a mais engraçada, mas é um debate que merece mais atenção. Na última semana o governador Jorginho Mello esteve em Tubarão e foi mais uma vez cobrado pela obra da Ponte do Pontal, que ligaria Tubarão e Laguna através da rodovia Aggeu Medeiros. Lembremos que a pavimentação dessa rodovia está caminhando a passos de tartaruga, enquanto o projeto da ponte foi totalmente engavetado. Não parece ser coincidência o fato de que essas obras foram projetadas e licitadas na gestão de Carlos Moisés. Pois bem: o governador teve a pachorra de anunciar que fará a ponte apenas em caso de reeleição. E o fez, notem bem, como se estivesse fazendo um grande anúncio para a região. Poderíamos traduzir: “Me deem um segundo mandato para que eu faça o que já deveria estar pronto”. O mais incrível é que parece que há quem queira cair.
Mudou de nome
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) não existe mais. O Tribunal Superior Eleitoral homologou a mudança do nome para Democrata. Lembrando que o antigo Democratas (DEM) – que antes ainda se chamava Partido da Frente Liberal (PFL) – não existe mais desde que se fundiu com o PSL para dar origem ao União Brasil.
Nova federação
Outra novidade no submundo dos partidos nanicos brasileiros: o TSE homologou a formação da Federação Renovação Solidária, que une Solidariedade e PRD – que, por sua vez, é fruto da fusão entre o PTB e o Patriota. O Solidariedade, por sua vez, é o antigo Partido Popular Socialista (PPS). Que nasceu do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Sinais de aliança
João Rodrigues firmou a data em que pretende renunciar à prefeitura de Chapecó para ficar apto a ser candidato ao governo: 23 de março. Mais que isso, fez sinais a Caroline de Toni. São dois sinais: de que acredita que terá o Novo na sua aliança e que pretende disputar o bolsonarismo com Jorginho Mello. Vale lembrar que Caroline é o nome de Michelle Bolsonaro em Santa Catarina.