Sul do estado responde por metade da carga ferroviária e reforça papel logístico da região
A movimentação ferroviária em Santa Catarina alcançou 6,17 milhões de toneladas ao longo de 2025, com forte participação do Sul do estado, especialmente da região da Amurel, onde está localizada a Ferrovia Tereza Cristina. Os dados são da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), com base em informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt).
Somente a ferrovia que liga a região carbonífera ao Litoral foi responsável por cerca de 3,08 milhões de toneladas transportadas no período. A maior parte da carga corresponde ao carvão mineral destinado à usina termelétrica Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, além de contêineres encaminhados ao Porto de Imbituba, um dos principais polos logísticos do Sul catarinense.
Outras 3,08 milhões de toneladas foram movimentadas pela malha operada pela Rumo Logística, com destaque para o transporte de grãos como soja e milho. No total, carvão mineral e soja responderam por mais de 76% de toda a carga ferroviária transportada no estado em 2025.
No recorte regional, o Porto de Imbituba se destaca nacionalmente pela utilização do transporte ferroviário. Mais de 560 mil toneladas de contêineres chegaram ou saíram do terminal por meio da Ferrovia Tereza Cristina, o que representa cerca de 43% de toda a movimentação de contêineres do porto. Proporcionalmente, trata-se da instalação portuária brasileira que mais utiliza a ferrovia nesse tipo de operação.
Perspectivas
Apesar do desempenho expressivo no Sul catarinense, Santa Catarina ainda opera apenas 26,4% de sua malha ferroviária instalada. O estado conta atualmente com projetos de expansão em desenvolvimento e com o Sistema Ferroviário do Estado de Santa Catarina (SFE-SC), aprovado em 2025, que cria um marco legal para concessões públicas e autorizações privadas.
A medida busca estimular novos investimentos e ampliar o uso das ferrovias como alternativa logística, especialmente em regiões com forte atividade industrial e portuária, como o Sul do estado.