Ser estudante é ser inquieto, buscar novas respostas e se dedicar àquilo que gosta para que, no futuro, possa conseguir alcançar novos objetivos. Heloise Sambonin, hoje com 25 anos, tem todas essas características. Com bons exemplos, ela passou de aluna à professora e hoje tenta inspirar outros estudantes.
O futuro de Heloise começou a ser traçado quando ela ainda era bem pequena, assim como de outros alunos. Entre os quatro e nove anos, ela frequentava a escola da rede municipal de Capivari de Baixo Pequeno Polegar. Ali, já acompanhava e admirava o exemplo da mãe Marilde, professora na mesma unidade.
Depois dos nove anos, Heloise seguiu para a rede estadual, mas não abandonou o Pequeno Polegar. “Sempre ia com minha mãe e, quando era necessário, acabava substituindo-a em sala. Eu me tornei bolsista nessa escola e, depois, professora”, conta a jovem, que ainda seguiu o curso de Pedagogia na Fucap para realizar de vez o sonho de ensinar.
Atualmente, ela dá aulas no Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes, também da rede municipal de Capivari de Baixo. “Ser professor também é ser um eterno aprendiz. Estamos sempre buscando cursos de aperfeiçoamento para aprender mais. E também aprendemos diariamente com as próprias crianças”, relata a professora.
Heloise sempre tenta motivar seus alunos e, neste Dia do Estudante, comemorado hoje, tem um recado especial: “É tão gratificante acompanhá-los desde pequenos e ver o crescimento de cada um. A eles, eu digo para nunca deixar de estudar, buscar novas descobertas para crescer e alcançar os seus sonhos. A educação é o melhor caminho”, incentiva a aluna que realizou o sonho de ser professora.
O Dia do Estudante foi instituído no Brasil no ano de 1927, durante a comemoração de 100 anos da criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. A relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito é marcada pela importância que as Ciências Jurídicas têm na história da educação do país.
DS educação
A rede municipal de ensino de Capivari de Baixo faz parte do projeto Diário do Sul Educação. As escolas recebem o jornal para ser trabalhado em sala de aula em atividades com os alunos. Depois, os estudantes levam a edição para casa, como forma de ampliar o acesso à informação e o incentivo à leitura.