06 DE JANEIRO DE 2025
Fechar [x]

Eleição gera discussões e reviravoltas nas câmaras

Municípios da região tiveram sessão tumultuada para escolha da mesa diretora

03/01/2025 06:00|Por Redação

A primeira sessão das Câmaras de Vereadores de Tubarão, Laguna e Jaguaruna foi marcada por discussões e reviravoltas na eleição para as mesas diretoras. 

Em Tubarão, o vereador Felippe Tessmann (PL) será o presidente da casa no biênio 2025/2026. O vereador Nilton de Campos (PL) foi o único a se manifestar contra a única chapa candidata, que terá o vereador Everson Martins como 1º vice-presidente; o vereador Marcone (União Brasil), como 2º vice-presidente; a vereadora Paula Anacleto (PL), como 1ª secretária; e o vereador Zaga Reis (PP), como 2º secretário.

O problema maior surgiu porque, até então, conforme acordo entre os vereadores, o primeiro ano desta nova legislatura seria presidido por Nilton de Campos (PL). 

Porém, o acordo foi rompido entre os vereadores do PL João Zaboti, Felippe Tessmann e Paula Anacleto, alegando que Nilton não deveria ter convidado o Progressistas para a mesa diretora, neste caso o vereador Gelson Bento, como segundo vicepresidente.

Durante a votação, Nilton se manifestou contra a nova formação. “Ainda tenho palavra e acho que acordos devem ser cumpridos, mas não está acontecendo. Já me manifesto que é inconstitucional a votação da mesa diretora para o segundo biênio e vamos tomar as providências”, afirmou Nilton.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Laguna   

Na Cidade Juliana, após confusão durante tentativa de votação da mesa diretora, a sessão chegou a ser suspensa. Em seguida, sete vereadores saíram do plenário e realizaram uma votação, presidida pelo segundo vereador mais velho em idade, Tavinho (PL).

Eles definiram que o vereador Vitor Elibio (MDB) será o novo presidente da Câmara. A vereadora Tanara (PT) seria a vice-presidente, Gabrielzinho (PL), secretário, e Fernandinho da Saúde (PP), segundo secretário. Ao mesmo tempo, o vereador Cleosmar Fernandes (MDB) convocou uma sessão extraordinária para apresentar projeto de lei e definir nova eleição.

Reviravolta em Jaguaruna

Em Jaguaruna, uma reviravolta definiu Mauro Ferreira (MDB) para presidente do Legislativo para o biênio 25/26. Até então havia o entendimento de que o comando inicialmente ficaria com o vereador Gilmar Rosa, o Maninho (Podemos). Mas após a contagem dos votos houve um empate entre Mauro e Gilmar, com cinco votos cada. Como o critério de desempate nesse caso é a faixa etária dos vereadores, Mauro, por ter mais idade, acabou eleito presidente. Além de Mauro Ferreira, a mesa diretora será composta também por Ismael Piuco (PP), como segundo secretário; César Damiani (Novo), como primeiro secretário; e Júlio Marques Pereira (PL), como vice-presidente.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR