Animal pode ser o nascido em Garopaba há um mês. Instituto Australis realiza exames para identificar o elefante
Um elefante-marinho foi encontrado morto encalhado na Praia Vermelha, em Garopaba. Acredita-se que o animal seja o filhote que nasceu no mês de outubro, de forma inédita na Praia do Siriú.De acordo com o Instituto Australis, o registro do encalhe foi no dia 17.
“Profissionais da Udesc fizeram a necrópsia, mas ainda não confirmaram. Foi coletada amostra pra análise genética, a qual será comparada com uma elefanta-marinha que apareceu em São Paulo, que possivelmente seja a mãe do filhote, então conseguiremos confirmar se são eles”, explicou a coordenadora do Trecho 2 do PMP-BS, Karina Groch.
Inédito
O nascimento registrado no dia 11 de outubro, em Garopaba, foi um fato inédito no litoral brasileiro.
O Instituto Australis, por meio do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos monitorou tanto a mãe quanto o filhote de elefante-marinho.
Após aproximadamente 20 dias de amamentação a mãe deixou o filhote. Agora, os especialistas examinam o animal para identificá-lo. Na época do nascimento, a Associação R3 Animal informou que o resgate ou remoção deste tipo de animal não era viável, em função do tamanho da fêmea e da presença do filhote, o que tornaria uma operação de remoção arriscada.
Além disso, a equipe profissional recomenda manter distância dos animais em casos como esses.