20 DE DEZEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Documentário mostra amor e superação

Baseado em livro, o projeto audiovisual “Caio: Uma Vida, Mil Lições” conta a história de menino e seu legado de amor

05/12/2024 06:00|Por Redação

O documentário “Caio: Uma Vida, Mil Lições”, de Clésia da Silva Mendes Zapelini, estreia hoje, em Gravatal, e promete emocionar ao retratar a trajetória de superação do menino Caio, que viveu com uma doença rara e sem cura, mas que, com sua força de viver, deixou um legado de amor e esperança para a sua família e para todos que o conheceram.

A obra será apresentada na secretaria de Turismo de Gravatal, às 19h30, coam a presença da professora, autora do livro “Pequeno Grande Caio”, lançado em 2023.

A ideia de transformar a memória de Caio em documentário veio da necessidade de ampliar o acesso à obra para as pessoas que não têm domínio da leitura e da escrita.

“A partir de um olhar para as pessoas mais velhas da minha família, como a minha mãe, que não é alfabetizada, pensei que poderia levar esta experiência para mais pessoas, pois ela é tão intensa e não se resume a 10 anos de vida ”, explica Clésia.

Profissional da educação há 30 anos, a professora, mestre e doutora em Ciências da Linguagem já realizava palestras em sua área de atuação. Após o primeiro livro, abriram-se novas possibilidades para Clésia compartilhar sua experiência de vida e a história de Caio. “Busco levar a reflexão, para que as pessoas possam de alguma forma se inspirar ou se fortalecer.

Precisamos disso. De amorosidade, olhar para o semelhante, aceitar ajuda. Olhar para o viver, para a ressignificação, para o tempo, para a vida. Então, trago isso em minhas palestras, no livro e no documentário” diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A escritora conta que ela e o esposo, Clávison, ao compartilhar uma história da vida real, receberam muitos agradecimentos e relatos marcantes. “Soube de uma leitora que havia perdido seu filho e com a partida estava enfrentando uma depressão. De alguma forma, ela entendeu que nós seguimos em frente. Adotamos dois filhos e estávamos tocando a vida. Ao ler o livro, ela disse que se inspirou e que, de alguma forma, ela estava melhorando o seu dia a dia”, comenta.

Mensagem   

A principal mensagem da história do Caio é a de que devemos observar o valor do tempo. “O Caio nasceu e viveu até um ano e meio sem problemas de saúde. Depois, do primeiro ano até dez anos, passou a apresentar algumas dificuldades. Perdeu a fala e os movimentos, mas nunca a vontade de viver, de aproveitar cada minuto da sua vida. Viveu intensamente. É uma história grandiosa pelos ensinamentos que nos deixou, pelo seu exemplo. Ultrapassa o tempo cronológico. É um tempo vivido, aproveitado. É um tempo memorável, que vamos levar para sempre onde estivermos”, explica a professora.

O filme conta com depoimentos de amigos e familiares, além da participação dos filhos Caio, que partiu, Gabriel e Samuel, adotados pelo casal há seis anos, com 10 e 14 anos.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR