Conclusão da Ponte Anita Garibaldi é considerada um marco
A Ponte Anita Garibaldi, situada em Laguna, completa hoje 10 anos de sua inauguração. Uma notável obra de engenharia que merece destaque não apenas por sua beleza, mas, principalmente, pelos seus benefícios a quem transita pela BR-101, uma vez que sua conclusão pôs fim a um dos últimos gargalos na rodovia.
Segundo o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, é absolutamente inquestionável que esta obra melhorou bastante não somente o fluxo de veículos leves, mas também de caminhões. “Todas as cargas que saem do Porto de Imbituba para o sul ou que fazem o trajeto inverso passaram a ter um tempo de percurso muito menor e um maior fluxo e, consequentemente, isso favoreceu a logística de maneira geral”, avalia.
“Mas ainda reputo que o impacto maior e mais importante foi para o turismo da região, com um aumento que cresce ano a ano no fluxo de turistas. Eu, que transito há anos pelo local, sei o quanto as coisas são diferentes daqueles tempos de velha ponte, quando ficávamos 12, 14 horas esperando para passar naquele funil”, acrescenta.
Resultados
“Nesses 10 anos da Ponte Anita Garibaldi, ela traz muitos resultados positivos. Além de ser um marco da arquitetura e engenharia, por ser estaiada e não haver nenhuma assim no estado, outro ponto interessante é que, na construção dela, foram envolvidas muitas empresas da nossa região, representando cerca de 80% da matéria-prima da ponte”, analisa Alexsandro da Cruz Barbosa, presidente da Acit (Associação Empresarial de Tubarão).
“Um outro ponto muito importante e positivo foi a parte logística, em complemento à BR-101. Até então, se onerava o transporte logístico, com demora no deslocamento do caminhoneiro, aumentando o valor do frete. Sem contar a questão turística, que também impulsiona a região. Nesses dez anos, podemos comemorar muito”, completa.
Ponte integra com harmonia o cenário turístico
Classificada como a segunda maior ponte estaiada em curva de todo o Brasil, esta imponente estrutura se estende por 2,8 quilômetros, que se integra harmoniosamente com a paisagem envolvente.
Para o prefeito de Laguna, Preto Crippa, a ponte foi e é extremamente importante para o município porque passou a ser um atrativo turístico a mais, sendo um dos elos mais importantes da Região Sul e até mesmo da América Latina.
O ponto culminante desta engenharia é, sem dúvida, o seu vão central, que se estende por 400 metros, suspenso no ar por 60 cabos de aço. Esta característica singular proporciona uma visão espetacular, tanto para quem atravessa a ponte como para aqueles que a contemplam de longe.
Para acentuar ainda mais a sua grandiosidade, a Ponte Anita Garibaldi é adornada por duas torres imponentes que se erguem a mais de 50 metros de altura, dominando o horizonte. A Ponte Anita Garibaldi, sem dúvida, representa um triunfo da engenharia moderna e uma preciosidade no patrimônio brasileiro, impressionando a todos com sua magnitude e beleza.
Fluxo
Hoje, de acordo com a CCR ViaCosteira – concessionária que administra o trecho sul da BR-101, passam pela ponte diariamente uma média de 41,9 mil veículos. “Temos muito orgulho em estar presente em Santa Catarina, ainda mais com a responsabilidade e importância de cuidar da Ponte Anita Garibaldi, com toda a sua representatividade e simbolismo de conquistas, garra e heroísmo, carregando todo o legado histórico da guerreira de dois mundos”, diz Fernando de Marchi, diretor da ViaCosteira.