Candidatos Carlos Stüpp (PSDB), Estêner Soratto (PL) e Maristela Francisco (PT) discutiram propostas e ideias
Teve calma nas falas e até um pouco de parcimônia entre os postulantes ao cargo à majoritária na Cidade Azul. Mas também algumas farpas sutis e uma certa tensão. O debate eleitoral entre os candidatos a prefeito de Tubarão, realizado na noite de ontem pelo Diário do Sul, Sul Agora e Extra.SC, deu o que parece que será a tônica desta campanha para as eleições 2024.
O candidato Carlos Stüpp (PSDB) bateu bastante na tecla de reeditar algumas de suas ações de quando foi prefeito, como o programa “Santo de casa aqui faz milagre”, e também sua experiência em administrar o município. Mas, principalmente, fez críticas ao governo estadual, do qual o outro candidato, Estêner Soratto (PL), faz parte, citando exemplos cobrados por Soratto, mas que não é realizado no Estado, como a transparência.
Da outra parte, Soratto preferiu trocar as críticas com Stüpp, relembrando erros do passado, por exemplo, e também sobre a participação do PP (partido do vice de Stüpp), comandando a maior parte das secretarias hoje no município. Além disso, apresentou algumas propostas de campanha, citando demandas antigas da população, como macrodrenagem e asfalto já com rede de esgoto instalada sob ele.
A candidata Maristela Francisco (PT) teve a fala bastante firme, apresentando situações vividas na cidade nos últimos tempos e prometendo colocar em prática ações que hoje se veem como necessárias, incluindo o enxugamento da máquina pública.
O tema, aliás, foi também enaltecido por Carlos Stüpp, que disse que uma das suas plataformas é reduzir pela metade o número de secretarias, por exemplo. Assunto que teve a réplica de Soratto, que lembrou que no governo do tucano o número de comissionados era muito maior que hoje.
Temas
Enchente no Rio Tubarão, macrodrenagem, saúde com a abertura da UPA, educação, pavimentações, beira-rio, comércio e novas empresas, qualificação profissional, corrupção. Estes foram alguns dos principais temas abordados no debate de ontem e que tiveram propostas dos três candidatos.
O programa foi exibido pelas redes sociais dos veículos.
Número de partidos nas coligações é debatida
A quantidade de partidos que formaram as coligações também foi um assunto bastante debatido no programa de ontem. Estêner Soratto tem sete partidos coligados, Carlos Stüpp, cinco; Maristela Francisco, três.
A candidata do PT chegou a fazer uma analogia, uma vez que a coligação de Soratto tem o maior número de partidos e começou a ser chamada de bitrem. Ela brincou dizendo que eles são bitrem, a do Stüpp, uma cegonheira e a dela, uma mercedinha.
Carlos Stüpp vem com a coligação “Para Tubarão voltar a sorrir” (Federação PSDB/ Cidadania/ PP/ Solidariedade/ PRTB); Estêner Soratto, com a coligação “Um novo tempo” (PL/ PSD/ MDB/ União/ PRD/ Pode/ Republicanos); e Maristela Francisco, com a “Nossa Tubarão, nosso compromisso” (Fe Brasil/ PSB).
Leia também: A importância dos debates