Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado ontem, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no enfrentamento da doença, que está entre as principais causas de morte no mundo. Somente em 2025, o Brasil registrou mais de 440 mil novos casos da enfermidade, sendo mais de 29 mil em Santa Catarina, conforme dados do DataSUS.
Entre os tipos mais frequentes estão os cânceres de mama, pulmão, cólon, reto e próstata. Cerca de um terço das mortes está associado a fatores de risco como tabagismo, excesso de peso, consumo de álcool, alimentação inadequada e sedentarismo. Quando identificados precocemente e tratados de forma adequada, muitos casos podem ser curados.
O cuidado tem início na Atenção Primária, nos municípios. Santa Catarina conta com uma rede de saúde que abrange desde consultas e exames até o diagnóstico e assistência especializada, com 19 hospitais habilitados. Na região, este atendimento é realizado no Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.