Partidas da Seleção continuam sendo motivo para reunir diferentes gerações
Se a vida é a arte do encontro, como escreveu Vinicius de Moraes, a Copa do Mundo é o próprio encontro. A cada quatro anos, o futebol cria uma oportunidade especial para reunir famílias, amigos e diferentes gerações em torno da televisão, compartilhando momentos que muitas vezes vão muito além do resultado dentro de campo.
Em Tubarão, a família Canto é um exemplo dessa tradição. Mesmo em meio à rotina corrida da semana, ninguém abre mão de se reunir para acompanhar a Seleção Brasileira. Ontem, o jogo foi acompanhado por um churrasco em família, reunindo pais, filhos, genro, nora e até os avós, todos torcendo juntos pelo Brasil.
“Eu nem entendo de futebol, mas amo essa energia que o futebol nos proporciona. Principalmente os momentos entre família e amigos”, conta a empresária Camila Canto.
A reunião envolve três gerações da mesma família. Estiveram presentes os pais de Camila, Sara, de 78 anos, e Doralvo, de 82, além dos filhos, Mariana e Matheus, do marido, Murilo, do genro, Eduardo, e da nora, Helena, além da afilhada, a pequena Liz, de cinco anos. Uma mistura de idades, histórias e experiências que encontra no futebol um ponto em comum.
Segundo Camila, os encontros acontecem há muitos anos e acabaram se tornando uma tradição familiar. Os filhos cresceram acompanhando as comemorações, os churrascos e a torcida organizada dentro de casa. Hoje, já adultos, mantêm o costume e levam o mesmo espírito para os grupos de amigos.
“Como fazemos isso desde que eles eram pequenos, eles também adoram e reproduzem essa tradição. Não apenas com a gente, mas também com os amigos deles”, afirma.
Nos jogos realizados durante os finais de semana, a família costuma se dividir entre encontros com amigos e confraternizações. Mas quando a partida acontece em dia útil, a casa dos pais se transforma novamente no ponto de encontro oficial da torcida.
Mais do que uma paixão pelo futebol, a tradição representa uma oportunidade de convivência. Em tempos em que as agendas são cada vez mais cheias, a Copa do Mundo continua sendo um dos raros momentos capazes de reunir tantas pessoas da mesma família em torno de uma mesma expectativa.
Convivência
E, para a família Canto, pouco importa se o assunto é futebol, churrasco ou comemoração. O mais importante é estar junto.
“Estamos muito ansiosos e com grande expectativa. Torcemos para que a Seleção nos dê muitas vitórias e nos permita viver momentos tão legais com as pessoas que amamos”, resume Camila.